Anúncio

Depois do colapso vivido no país, a sensação é de alívio na maioria das cidades brasileiras em relação à pandemia. Na região, algumas cidades como Botucatu e Jau, que abriram centros de referência em saúde,  estão comemorando quedas no número de casos e também filas zeradas.

Botucatu não registrou nenhum caso positivo de Covid ontem, dia 25. A informação foi registrada pela Prefeitura de Botucatu em relatório. De acordo com a última atualização, há 5 pessoas de Botucatu internadas com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus – 3 casos na UTI, sendo todos no Hospital das Clínicas e apenas 2 casos em enfermaria. O relatório aponta que 12 pessoas estão cumprindo quarentena em casa, ou seja, casos sem gravidade, mostrando um efeito da vacinação que impede formas mais graves da doença.

Em Avaré, como divulgado a pouco, há ainda 3 pessoas na UTI e 2 na enfermaria. Já em Jaú, a Santa Casa fechou a enfermaria por falta de pacientes, após 580 dias de atendimento, na última sexta-feira (23).

Ao todo, foram 3.730 internações nos setores Covid (enfermaria e UTI) e 3.705 atendimentos ambulatoriais. No pior momento da pandemia, local passou por colapso, com pacientes alocados em salas de sutura, salas de observação geral e consultórios médicos.

O marco simbólico foi comemorado com a divulgação de um vídeo nas redes sociais do hospital em homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente desde o dia 21 de março de 2020, data da primeira internação por Covid-19 na Santa Casa.

No último boletim divulgado na sexta, constava apenas um paciente internado no setor de Covid e zero na enfermaria, situação bem diferente da vivida no início do ano, quando, sem leitos de UTI disponíveis para tratar a alta demanda de pacientes com a doença, a Santa Casa de Jaú emitiu um comunicado pedindo ajuda para diminuir a fila de espera no hospital e até citou um “colapso” na unidade.

À época, a Santa Casa informou que, devido à alta demanda de pacientes com Covid no pronto-socorro, a equipe teve que alocar doentes na sala de sutura, sala de observação geral, consultórios médicos e na sala de emergência.

O local chegou à marca de 115 pacientes internados com suspeita ou com diagnóstico confirmado de coronavírus, sendo que 30 estavam no pronto-socorro e dez aguardavam vaga na UTI.

Ao todo, foram 3.730 internações nos setores Covid (enfermaria e UTI) e 3.705 atendimentos ambulatoriais (pronto-socorro), além de mais de 555 profissionais de saúde e apoio envolvidos na linha de frente no combate à doença.

Mais da metade dos leitos disponíveis da Santa Casa foi usada para tratar a Covid-19 no pico dos casos. Eram 61 leitos de enfermaria e 39 de UTI, atendendo SUS e convênios. Pacientes de 42 cidades de São Paulo e da Bahia chegaram a receber cuidados no hospital. Os atendimentos, agora, de casos positivos ou suspeitos passam a ser feitos nos leitos de isolamento, disponíveis nos setores.

 

(Fontes Acontece Botucatu e G1)