Anúncio

Mais um fato lamentável na conta do Legislativo de Avaré. O projeto de autoria da vereadora Adalgisa Ward (PSD) que concederia Título de Cidadão Avareense ao renomado médico pneumologista Valmir Kuniyoshi está parado há mais de um mês na Câmara Municipal, depois que o vereador Lazaro Cardoso Filho (MDB), conhecido como Lazão, pediu “vistas” – pedido que foi aprovado contra os votos da oposição.

O pedido de vistas recebeu várias críticas, principalmente porque o médico em questão é uma referência em sua área e um dos mais respeitados profissionais de Avaré e região – trajetória que provavelmente o desconhecido Lazão não saiba.

Segundo algumas fontes, o médico teria ficado chateado e pedido que o projeto fosse retirado, já que humildade é uma das características mais marcantes do especialista, porém a informação não foi confirmada. Valmir é quase uma unanimidade em Avaré e foi um dos que mais atuou na linha de frente durante a pandemia.

O que a população tem questionado é porque para o radialista Rodivaldo Ripoli, que chegou a ser cassado quando vereador, o título foi aprovado tão rápido a ponto de alterar regras e regimentos na casa.

 

Quem é Valmir Kuniyoshi

(para o vereador Lazão – texto retirado do projeto)

Este brilhante médico nasceu em 14 de setembro de 1963, na cidade de Cornélio Procópio, no estado do Paraná. No mesmo ano, seus pais decidiram migrar para Guarulhos, a fim de proporcionar melhores oportunidades de estudo para os seis filhos.

Valmir viveu a infância com espontaneidade e energia, como na ocasião em que subiu na carteira no meio da aula para ver passar o caminhão dos bombeiros ou quando amarrou um lençol no pescoço e salto do muro da casa, acreditando que era capaz de voar.

Não venceu a força da gravidade, mas ainda assim acreditando na própria capacidade, sempre incentivado pelos pais e irmãos. Extrovertido e comunicativo, enturmava-se na escola, no clube da comunidade Okinawa, no futebol e no judô.

Muito cedo surgiu a decisão de se tornar médico e, para isso, dedicou-se aos estudos. Seu esforço o levou a conquistar a tão sonhada vaga no vestibular do meio do ano na Universidade stadual de Londrina. Mas sua busca não se encerrou ali.

Movido pela preocupação com a família, ele decidiu se empenhar para enfrentar mais vestibulares a fim de cursar Medicina em São Paulo. Então veio a aprovação no curso da UNESP de Botucatu. Em pouco tempo, familiarizou-se com a cidade do interior e fez amizades que perduram até hoje. Lá conheceu sua esposa, a botucatuense Maria Cristina. Após seis anos de graduação, foi fazer residência em cirurgia geral na OSEC, São Paulo.

Porém, seu sonho era cursar residência na UNESP, o que se tornou realidade em 1991, quando surgiu uma oportunidade no Departamento de Cirurgia Torácica. Já no último ano de residência.

Valmir e Maria Cristina casaram-se, no início de 1996, mudaram-se para Avaré. No início montou consultório na Clínica Santa Mônica, enquanto dava plantões no Pronto Socorro Municipal, onde tornou-se diretor. Aos poucos, passou a trabalhar em outros locais, como no Posto de Saúde da Rua Acre, na Penitenciária e na justiça Federal.

Nasceram dos filhos, Maria Laura e José Ricardo. Mesmo com tantas ocupações, fez mestrado em cirurgia torácica na UNESP, e obteve o Título de Pneumologia pela Sociedade Brasileirade Pneumologia e Tisiologia.

Nos últimos anos, passou a fazer parte da diretoria da UNIMED de Avaré e, para aprimorar sua formação, fez pós-graduação em Gestão Hospitalar. Atualmente, concilia seu cargo de diretor com o consultório, agora na Clínica Pró-Vida. No ano de 2021, ao perceber a grande procura por consultas devido à pandemia, criou o ambulatório para COVID, o qual é responsável por atender dezenas de avareenses por dia.