Anúncio

A vibe natalina é contagiante; lojas, supermercados, praças, casas, todas decoradas. As músicas obviamente seguem o tema. Por onde você for encontrará algum Noel ou motivo natalino. Embora alguns poucos vejam apenas consumismo (e há, claro), para a maioria o Natal, as festas de final de ano, realmente trazem uma energia inebriante e coletiva. Estudos já comprovaram o óbvio: que as pessoas se sentem mais felizes nesta época e claro, mais sensíveis.

A ciência comprovou através de estúdios que até mesmo a decoração de Natal deixa as pessoas mais felizes. É sério. O fato é confirmado por psicólogos e especialistas. “Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de se associar a coisas que as fazem felizes e as decorações de Natal evocam esses sentimentos fortes da infância” explica o psicólogo Steve McKeown. “As decorações são simplesmente uma âncora ou caminho para as emoções mágicas de excitação da velha infância.”

Dessa forma, se uma pessoa já quer colocar o elfo na prateleira, montar a Árvore de Natal, ligar o pisca-pisca e fazer os preparativos para receber o Papai Noel, é porque assim que se sente mais feliz, lembrando a sua infância e removendo as responsabilidades e tensões de adulto.

Além disso, decorar a casa para o Natal, também contribui para maior conexão com os vizinhos e de fato, até um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology , comprovou que embelezar e alegrar o ambiente denota que a pessoa se mostra mais sociável, acessível, receptiva e amistosa.

A decoração de Natal também pode ser uma forma de nostalgia de recordar de memórias felizes do passado e de relembrar de pessoas amadas e que não estão mais vivas. “A nostalgia ajuda a vincular as pessoas ao seu passado pessoal e ajuda as pessoas a entender sua identidade. Para muitos, colocar as decorações de Natal mais cedo é uma maneira de se reconectar com a infância” , reforça a psicoterapeuta Amy Morin.

Outro estudo de 2008 assinado por outros cientistas mostrou que ficamos mais satisfeitos quando compramos presentes para os outros do que quando gastamos com nós mesmos ou quando pagamos boletos atrasados. Sendo assim, a tradição natalina de dar presentes — mais do que a de receber — parece proporcionar um impulso considerável de felicidade em quem celebra essa festividade.

É interessante pensar que, no final das contas, a felicidade parece estar mais na natureza altruísta do que na egoísta. Mas talvez ainda mais notável seja o fato de que pessoas acostumadas a festejar o Natal, ao terem o seu cérebro examinado, apresentam respostas aumentadas em regiões ligadas à empatia e à espiritualidade quando enxergam imagens relacionadas a essa data. Foi isso que o neurocientista Anders Hougaard e sua equipe da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, demostraram. Até mesmo a saúde mental da população parece melhorar no Natal. Segundo uma revisão publicada em 2011, o número de autolesões e tentativas de suicídios diminuem nos dias que precedem a comemoração da data.

 

Felicidade x estresse – Por outro lado, há a síndrome de final de ano, cujos estudos já comprovaram que a maioria das pessoas fica mais estressada. Embora, para muitos, o fim de ano, as festas e os feriados sejam muito divertidos e relaxantes, essa época também pode ser um dos períodos mais desgastantes do ano. Dezembro é um mês de encerramento de ciclos e alegrias, mas também de muitos gastos, excesso de compromissos e expectativas. Dessa forma, isso tudo pode gerar muito estresse de fim de ano. Ainda mais em um ano como 2021, em que enfrentamos o pico da pandemia e caminhamos para o fim (é o que se espera). Com certeza, não foi um ano fácil para ninguém. De acordo com a International Stress Management Association (Isma), o nível de estresse aumenta, em média, 75% em dezembro. A pesquisa realizada indica que, das pessoas entrevistadas 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir.

Assim, é fato de que o estresse é bem mais comum no último mês do ano. Inclusive, muitos chamam esse estado de ânimo estressante de fim de ano de “dezembrite”. Mas por que será? Especialistas dizem que isso acontece por um conjunto de fatores:

  • Sobrecarga no trabalho;
  • Muitos gastos devido aos presentes e festas;
  • Agitação e correria para comprar presentes;
  • Organização e execução de confraternizações;
  • Excesso de compromissos e pendências;
  • Sensação de falta de tempo;
  • Reflexão constante sobre o ano que passou e, consequentemente, angústia;
  • Expectativa e ansiedade para o ano que vem;
  • Autocobrança em agradar aos outros nas festas de família.

 

Visto que, em dezembro de 2021 ainda é essencial tomar alguns cuidados para evitar as novas variantes, alguns desses fatores que desencadeiam o estresse de fim de ano podem mudar. Mas, apesar disso tudo, é possível passar um fim de ano mais tranquilo, feliz e sem tantas angústias. Para isso, alguns cuidados e hábitos são necessários. Confira!

 

  1. Seja gentil consigo mesmo

Esse ano, mais do que nunca, foi um ano com muitas mudanças e pressões para todos. Portanto, lembre-se de que tudo o que você pode fazer é o seu melhor, e o seu melhor é bom o suficiente. E é impossível agradar a todos. Não se cobre tanto.

 

  1. Coloque limites

Para isso, é muito importante saber reconhecer que você não consegue dar conta de tudo e aprender a dizer “não”. É difícil, nós sabemos, mas, por outro lado, irá fazer muito bem a você. Portanto, seja realista e coloque limites na quantidade de compromissos, trabalho e nos gastos.

 

  1. Organize seus gastos

Presentear os outros é algo que dá prazer, mas cuidado para não sair do seu orçamento. Antes de mais nada, defina um limite de gastos com presentes e gaste apenas isso. Lembre-se de que nem sempre é necessário dar presentes materiais. Seja como for, um gesto atencioso de fazer algo para alguém que você gosta vale mais do que um item caro que, em alguns casos, a pessoa nunca vai usar.

 

  1. Divida as tarefas

Seja com os compromissos familiares, com amigos ou no trabalho, peça ajuda. Você não precisa fazer tudo sozinho.

 

  1. Foque no lado positivo

Chegar alguns minutos atrasados e derramar comida na roupa não irão estragar seu dia. Não deixe que pequenas coisas causem estresse. Em vez disso, foque no lado bom e agradeça o que tem ou conseguiu.

 

  1. Respire profundamente

Quando perceber que está começando a ficar nervoso e tenso, faça um exercício de respiração profunda. Primeiro, inspire de forma lenta e profunda, enchendo os pulmões. Prenda a respiração por alguns segundos. Depois, expire lentamente pela boca até que todo o ar saia. Repita quatro vezes.

 

  1. Reserve um tempo para você

É muito importante encontrar um equilíbrio entre sua responsabilidade com os outros e o trabalho, e um tempo para seu autocuidado. Essa é uma das maneiras de reduzir o estresse, de acordo com a Mental Health Foundation. Por isso, tente se concentrar em fazer algo bom para você, como ler um livro, assistir a um filme de Natal ou ouvir música. Qualquer coisa que ajude a relaxar.

 

  1. Reconheça seus sentimentos

Você não precisa se forçar para ser feliz só porque é época de festas. O ano realmente tem sido difícil. Portanto, não há problema em chorar ou expressar seus sentimentos. Converse com um amigo ou parente sobre suas preocupações. É bom desabafar.

 

  1. Mantenha hábitos saudáveis

Não deixe que os feriados se tornem uma oportunidade para ser irresponsável e piorar seus hábitos. Pelo contrário, é importante dormir bem, manter refeições saudáveis, não exagerar no álcool e praticar atividade física. Hábitos saudáveis como esses ajudam a evitar o estresse de fim de ano.