A Prefeitura de Avaré deu início à implantação de um novo Sistema de Registro Eletrônico de Frequência por reconhecimento facial. Segundo nota da secretaria de Comunicação, a gestão do prefeito Roberto Araujo (PL), a iniciativa visa fortalecer a transparência, a eficiência e a sustentabilidade no serviço público municipal.

Ao todo, serão instalados 98 relógios de ponto com tecnologia de biometria facial nas unidades administrativas. O sistema é integrado a uma plataforma digital em nuvem, aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS) e ao Portal do Servidor, unificando as informações funcionais do funcionalismo municipal.

O que muda para o servidor?

  • Autonomia: Através do aplicativo ou portal, o servidor poderá consultar suas marcações, acompanhar o banco de horas, anexar atestados, certidões e enviar justificativas de forma 100% digital.
  • Flexibilidade: A ferramenta atende a diferentes regimes (efetivos, comissionados, celetistas e estagiários) e parametrizará diversas modalidades de jornada, escalas e plantões, facilitando o envio de dados ao eSocial.
  • Sustentabilidade: A transição digital reduzirá drasticamente o uso de papel, eliminando formulários físicos, custos de transporte de documentos e facilitando o arquivamento seguro.

O projeto vem sendo desenhado desde 2025. Entre maio e junho de 2026, os servidores Reinaldo Faria e Ruy Barssotti Neto realizaram vistorias técnicas de infraestrutura em todas as unidades de destino. A primeira instalação e cadastramento de pessoal ocorreram no Centro Administrativo em 25 de junho de 2026.

Atualmente, a capacitação das equipes operacionais está sendo realizada no Centro Cultural Esther Pires Novaes, sob a coordenação do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

“Nosso cuidado é fazer uma transição simples, clara e segura. Cada servidor terá sua jornada e local de trabalho corretamente cadastrados, além de acesso às próprias informações. Isso amplia a transparência e reduz dúvidas”, destaca a supervisora de DRH e Gestão de Pessoal, Maria Aparecida Ferraz Pera.

O projeto conta também com o acompanhamento direto do secretário Municipal de Administração, Antonio Rodrigues dos Santos Neto, nomeado em março deste ano.