Imagem ilustrativa
Anúncio

Em todo o país, estados e municípios estão trabalhando de forma preventiva para impedir possíveis novos ataques como os que ocorreram recentemente a uma escola e uma creche. A maioria das cidades paulistas está se mobilizando no sentido de reforçar a segurança nas unidades de ensino.

Avaré, referência regional em saúde e economia, é uma das poucas cidades nas quais o governo sequer se manifestou sobre a adoção de medidas de segurança, muito menos sobre os boatos pós atentados. Não há qualquer comunicado nem do governo, nem da secretaria de Educação.

O in Foco pesquisou algumas cidades e a maioria delas – menores que Avaré – já adotou medidas de reforço na segurança.

Em Cerqueira César, a Secretaria Municipal de Educação está instalando fechaduras eletrônicas (com abertura mediante autorização de acesso via interfone) em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

“O Governo de Cerqueira César reitera à população que as câmeras de monitoramento já foram instaladas em todas as escolas da rede municipal e atualmente conta com mais de 16 câmeras de monitoramento em tempo real 24 horas por dia em cada escola municipal”, diz um comunicado da pasta. A prefeitura ainda esclareceu, através da Polícia Civil, uma fake sobre um suposto ataque.

“ A polícia civil esclarece que não houve e não há ameaças de atentados em escolas do município de Cerqueira César.  Houve, no entanto, um compartilhamento de uma postagem feita por um perfil de outra localidade. Com o apoio da POLÍCIA MILITAR os indivíduos que compartilharam foram identificados, prestaram esclarecimentos e foram autuados por apologia a fato criminoso. Todas as medidas para a proteção de nossas crianças e adolescentes estão sendo adotadas por ambas as POLÍCIAS. Toda e qualquer ameaça será prontamente investigada e seus autores levados à JUSTIÇA”, afirma uma nota divulgada pela polícia e prefeitura.

Em Paranapanema, após reunião entre a Secretaria de Educação, Segurança Pública e Polícia Militar, a prefeitura anunciou que está estabelecendo novas ações de segurança para implantação nas unidades escolares do município.

Em Taquarituba, a prefeitura fará uma reunião na quinta (13) com gestores de escolas municipais, estaduais, organizações filantrópicas e particulares, juntamente com os representantes da OAB e Polícia Militar, com o objetivo de articular medidas para a segurança nas escolas.

Em Manduri, o governo conseguiu aprovar na Câmara Municipal um projeto de lei criando a atividade delegada, na qual a prefeitura pagará aos policiais nos dias de folga para reforçar a segurança na cidade. Além disso, nas escolas municipais serão colocadas cercas elétricas, trava elétrica nos portões e sistema de monitoramento com câmeras digitais.

Em Sarutaiá, o prefeito Isnar Freschi disse que vai intensificar a segurança nas escolas do município, inclusive com a contratação de seguranças para atuar dentro das unidades escolares.

Em Arandu, foram adotadas  novas medidas de controle e segurança nas escolas e melhorar as medidas já existentes. Entre as medidas, estão a instalação de câmeras nas escolas, serviço de vigilância durante o dia dentro das unidades e proibição da retirada de menores de 18 anos sem a devida autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Em Piraju, a prefeitura também fará uma reunião na quinta (13) para tratar do assunto e formar um Grupo de Trabalho visando a segurança nas escolas, além de reiterar o protocolo de entrada e saída de alunos.

O governo Jô Silvestre (PSDB), assim como a secretaria de Educação de Avaré não fizeram nenhum comunicado sobre o assunto. O tema foi debatido por diversos vereadores e o presidente do Legislativo, Leo Ripoli (PTB) propôs a adoção do botão de ‘pânico’ nas escolas.

Veja abaixo alguns comunicados.

Piraju

Arandu

Cerqueira César – nota da prefeitura e da PC

Itai

Taquarituba