Anúncio

O professor da faculdade de Medicina de Botucatu ( Unesp) Antonio Luiz Caldas Junior tem alertado para o aumento de óbitos por coronavírus em Botucatu e sobre a importância da 3ª dose. Ele tem usado suas redes sociais para publicar estudos feitos em parceria com outro professor da Unesp, João Carlos Vieira.

Ontem, numa postagem Caldas comenta sobre o fato de a cidade voltar a registrar um óbito diário depois de uma semana sem mortes. “Alguns dirão que o problemas são as vacinas, a Coronavac, etc. Mas, vamos lembrar que passamos novembro de 2020 sem mortes por Covid-19 e nem vacina existia. Se é verdade que é ABOLUTAMENTE NECESSÁRIO reforçar a imunidade com a 3ª dose de vacina, não podemos tentar esconder, que as medidas de prevenção (máscaras, distanciamento, higiene das mãos) foram afrouxadas em excesso, sem controle e a devida fiscalização. As internações crescem há mais de um mês e os casos, estabilizados, voltam a ascender. É o que se chama de “tragédia anunciada””, ressaltou.

Em outra postagem, ele aponta que os estudos mostram o aumento de mortalidade de idosos por covid em Botucatu. “Muito se propala que Mortalidade por Covid-19 é “muito baixa” em Botucatu. Isto é verdade. A mortalidade acumulada desde o início da pandemia até ontem, em Botucatu é 33% menor que a média estadual e bem menor que municípios vizinhos sede da região. MAS… este panorama mudou! Nos últimos 30 dias, a taxa de mortalidade em Botucatu se igualou a média do estado e está bem acima da região (veja o gráfico que eu e o Prof. Vieira preparamos)”, diz referindo-se ao gráfico (abaixo). Contudo, outro dado preocupante é que o gráfico mostra uma média de mortes maior ainda em Avaré no ‘ranking’.

Alguém logo vai querer explicar: “as mortes ocorreram por causa dos surtos em casas de repouso (longa permanência). Não é verdade, pois mesmo excluindo estes óbitos, nossa mortalidade recente é superior a de Lins, Jaú e Bauru”, frisa o professor.

Ele também ironiza a falta de protocolos em Botucatu, situação semelhante em Avaré e todo o país. “Hoje passei num destes espaços em que pessoas se reúnem para praticar esportes, bater um papo, confraternizar, beber, beliscar um salgado… UMA ALEGRIA! Umas 100 pessoas, a maioria adultos jovens, crianças! Vi apenas uns 2 ou 3 de máscara…  Distanciamento? O que é isso? Famílias, os pais, os avós os aguardam para o final de semana. AS VACINAS SÃO MUITO IMPORTANTES, mas precisam da nossa “ajuda”. PS: o Governo Federal MENTINDO sobre a “contra-indicação” da vacinação de adolescentes, quando a verdade é FALTAM VACINAS!

(Dados autorizados pelo autor para publicação)