Anúncio

A professora Eva Cristina Francisco, docente do Instituto Federal de São Paulo no Campus de Avaré é uma das 15 finalistas do prêmio LED 2024 – prêmio organizado pela TV Globo através da Fundação Roberto Marinho.

Eva na verdade é Doutora e Pós-doc em Estudos da Língua, além da licenciatura em Letras e vem desenvolvendo desde 2020, um projeto voltado a Educação antirracista.

O projeto “ Semiótica e consciência negra: propostas de ensino e desdobramentos”, desenvolvido pela docente também já foi premiada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) este ano.

Segundo o próprio IF de Avaré, a premiação foi conquistada por meio de um relato de experiência sobre uma prática docente que teve origem em um projeto de Iniciação Científica e se desdobrou para outras instâncias como a sala de aula e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A proposta do projeto é abordar a temática da consciência negra por meio da teoria dos signos, vislumbrando práticas inovadoras e exitosas para a formação de docentes da área de letras.

Professora do curso de licenciatura em Letras/Espanhol, Eva detalha que a iniciativa se trata de uma sistematização do ensino de Semiótica, mostrando sua aplicabilidade em atividades de leitura e interpretação. Segundo ela, essa sistematização vem sendo desenvolvida desde 2021, e contempla a formação inicial e continuada de docentes, a articulação de teoria e prática, bem como a integração de tudo isso no combate ao racismo estrutural por meio da educação, já nos anos iniciais. Vale lembrar que o IFSP foi o único instituto federal premiado.

Prêmio LED – Eva enfrentou mais de 2, 3 mil candidatos de todo o país para conseguir estar entre as 60 finalistas na semifinal. Depois, com o mesmo projeto conseguiu mais uma conquista inédita: estar entre as 15 finalistas do prêmio, tornando-se já uma embaixadora LED.

Como embaixadora, juntamente com os outros 14 finalistas, Eva ganha visibilidade e terá acesso a uma jornada de desenvolvimento que inclui acesso a rede de relacionamento, mentorias, eventos e instituições de referência.

Na batalha final, seis deles serão escolhidos vencedores, o que significa também levar um prêmio de R$ 200 mil (cada) e ter a histórias contada em um programa especial na TV Globo.

“Estou muito feliz por ter chegado até aqui, porque já significa que meu trabalho está sendo reconhecido e a educação antirracista é urgente, assim como o combate ao racismo é urgente. Quando nos partimos desta educação antirracista por meio da formação do professor de educação básica, que é a proposta do projeto, multiplicamos as gerações antirracistas”, frisou a docente ao in Foco.

 

CONFIRA OS 15 FINALISTAS

Anna Maria Canavarro Benite

Daniela Soares da Silva

Edielson da Silva Miranda

Eva Cristina Francisco

Fábio Gomes da Silva

Hiara Rebeca Cardoso Cruz

Huanderson Barroso Lobo

Janiglécia Tavares Lopes

Lindemberg Gonçalves Lima

Livia Guimaraes Arruda

Lucas Barreto Santos

Luiza Diniz Vilanova

Marcelo Gentil Nascimento da Cruz

Silvana Bastos

Yayenca Yllas Frachia

(Fontes parciais IF Avaré e Globo | Crédito foto Globo)