Anúncio

Uma reunião realizada no auditório da ACIA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Avaré, na tarde desta quarta, 20, discutiu a polêmica determinação de fechamento do comércio dia 24, véspera de Natal.

Realizada a pedido dos próprios associados e empresários, a reunião culminou em duas decisões: a veiculação de uma carta aberta, na qual registram o repúdio aos dois sindicatos que impedem a abertura dia 24 e a tentativa de judicializar a questão.

Como já divulgado pelo in Foco anteriormente, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu e Região) proibiu a abertura do comércio em Avaré e Botucatu, liberando ‘estranhamente’ apenas o shopping do município vizinho.

Segundo informações extraoficiais, os comerciantes de Botucatu continuam pressionando os sindicatos, pois não aceitam essa discriminação.

Em Avaré, os comerciantes estão revoltados, pois não foram consultados sobre o assunto e o Sincomerciários, presidido pelo vereador Flávio Zandoná, não comenta o assunto.

“Exigimos respeito e não é razoável aceitar proibições para trabalhar, inclusive muitos funcionários que ao olhar dos sindicatos estão sendo beneficiados, estão conosco nesta luta, pois sabem da importância desta data para que possam ganhar suas comissões e com isso trazer o alimento para seus lares”, diz o empresário Moacir Lima, um dos organizadores da reunião.

Veja abaixo na íntegra, a carta aberta feita após a reunião e na qual, assinam vereadores, ACIA e comerciantes.

 

Aos

SINCOMERCIO BOTUCATU- Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu e Região.

SINCOMERCIARIOS – Sindicato dos Empregados do Comércio de Avaré

Vimos por meio desta carta aberta expressar nosso veemente repúdio à recente decisão de proibir o funcionamento do comércio no dia 24 de dezembro de 2023. Entendemos a importância das festividades, mas impor restrições que impactam negativamente os negócios e a economia local não parece ser a abordagem mais equilibrada.

Neste período, muitas empresas contam com um aumento significativo nas vendas, o que contribui para a manutenção dos empregos e o fortalecimento da comunidade. Proibir o comércio nesse momento crucial pode resultar em prejuízos financeiros substanciais para nosso comércio local, comprometendo a estabilidade econômica de diversos empreendimento, impactando também os comerciários que deixarão de ter seus ganhos salariais reduzidos com essa restrição.

Solicitamos, respeitosamente, que reavaliem essa medida e considerem alternativas que possam conciliar as necessidades comerciais com o espírito festivo. Estamos abertos ao diálogo e colaboração para encontrar soluções que beneficiem tanto os empresários quanto a comunidade em geral.

Certo da compreensão e cooperação, agradecemos pela atenção dispensada a este importante assunto.

Assinam esta carta, conforme ata de reunião realizada dia 20 dezembro 2023, na ACIA

 

Vereadores de Avaré

ACIA – Associação Comercial e Industrial de Avaré

Empresários do Comércio de Avaré