Anúncio

Como se esperava, o cancelamento do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Avaré foi a principal pauta na sessão do Legislativo na noite desta segunda-feira. Vários vereadores, principalmente da oposição, abordaram o tema.

O vereador Carlos Vagner propôs uma audiência pública para tratar do assunto e tentar reverter a situação, reunindo todos os municípios da Amvapa- Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema. Ele teria inclusive entrado em contato com dirigentes da associação. O vereador Marcelo Ortega levou uma planilha mostrando valores que outros municípios contribuem para a manutenção do SAMU regional, contrariando o que o secretário de Saúde, Roslindo Machado, disse em audiência pública.

Dezenas de funcionários do SAMU, profissionais altamente capacitados e sempre elogiados pela população, foram ao plenário protestar pacificamente. Nas faixas de protesto, eles manifestaram seu luto pela decisão de suspender o serviço e lembraram que foram grandes heróis da pandemia – fato que foi comprovado inclusive quando o Pronto Socorro ficou sem atendimento médico.

Um dos organizadores do movimento, o ex-candidato a vereador Moacir Lima disse que alguns integrantes vão se reunir com o prefeito Jô Silvestre na manhã desta terça-feira para discutir o assunto.

Entenda o caso

O desligamento de Avaré do SAMU regional  foi comunicado pelo secretário de Saúde Roslindo Machado na audiência pública da saúde na quinta-feira passada Entre as justificativas, o argumento de que a cidade tem arcado com os custos do SAMU regional sozinha, sem apoio de outros municípios – argumento reiterado pelo prefeito Jô Silvestre em sua página pessoal nas redes sociais.

Uma segunda “motivação” seria uma médica que atua no SAMU, contratada pela Amvapa que tem causado problemas, segundo Roslindo. Provavelmente a médica a quem ele se refere é Ana Caroline Alves Fernandes Poçarli que ganhou uma ação trabalhista contra o consórcio intermunicipal do alto vale do Paranapanema – Amvapa, após  demissão sem observância do processo administrativo. A demissão de Ana Caroline foi motivada por uma perseguição do Secretário de Saúde de Avaré, Roslindo Machado, contra a médica.

Entretanto, um detalhe não citado pelo secretário é que em fevereiro deste ano o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, suspendeu mais de meio milhão de reais ao SAMU pelo fato de a cidade não ter atingido requisitos exigidos e inconsistências apuradas entre setembro de 2019 e janeiro de 2020.

O in Foco questionou por email a Amvapa – Associação dos municipios do Vale do Paranapanema e aguarda uma posição.