Anúncio

Usuários enfrentaram hoje a pane nas redes sociais WhatsApp, Instagram e Facebook, que ficaram por horas fora do ar. Enquanto as redes sociais não estavam atualizando o feed, o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem.

A queda foi monitorada pelo Down Detector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.

Com as 3 plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. Como sempre de maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível.

A queda desta segunda-feira das duas principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, virou notícia no mundo todo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, sa hashtags #instagramdown e #facebookdown ficaram nas primeiras colocações nos trendings topics por volta das 13h (horário de Brasília). O mesmo aconteceu em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.

O motivo para a pane ainda está “sendo investigado”. Até o momento da postagem desta matéria, as redes continuavam fora do ar.

De acordo com o portal O Globo, neste início de tarde, as ações do Facebook na Bolsa de Nasdaq, recuavam mais de 5,35%, negociadas a US$ 324,66, por volta de 14h15, no horário de Brasília.

Em poucas horas, a pane nos sistemas  o Facebook, Instagram e Whatsapp causou prejuízo de cerca de US$ 6 bilhões ao dono das três empresas, de acordo com informações da Bloomberg.