Anúncio

Está marcada para quarta-feira, dia 1º, às 14h00 a sessão legislativa extraordinária que votará o relatório sobre a cassação do mandato do vereador Flávio Zandoná (Cidadania).

A informação é do presidente da Comissão Processante (CP) que investigou a suposta quebra de decoro por parte de Zandoná, o vereador Leo Ripoli (PTB).

A denúncia foi feita pelo munícipe Paulo Proença exatamente um ano atrás na Câmara Municipal de Avaré. Na sessão do dia 3 de outubro de 2022, Zandoná teria se referido a Proença como ‘gazela’, apesar de não ter mencionado seu nome.

O munícipe também denunciou o caso ao Ministério Público que chegou a propor um acordo ao vereador; ele não aceitou afirmando que não teria cometido nenhum crime. O MP então denunciou o vereador por injúria.

Já no legislativo, o relator Luiz Claudio da Costa (PSD) concluiu pela cassação de Zandoná, apontando o crime de homofobia como justificativa, entre diversos fatores.

Apesar de classificar a medida como “extrema”, Costa diz que é necessário para “preservar a integridade da Câmara Municipal”.

Segundo o presidente da CP, são necessários 9 votos para a aprovação do relatório. Informações extraoficiais são de que já haveria 8 votos e o decisivo seria do vereador Moacir Lima (PTB).