Anúncio

Seis capitais brasileiras registraram aumento de casos de Covid-19. Isso é o que mostrou o novo Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta segunda-feira (30). As cidades citadas foram Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

Como já divulgado pelo in Foco, 76% dos hospitais privados do Estado de São Paulo registrou aumento de internações por coronavírus nos últimos 15 dias.

Em Avaré a situação não é diferente; em pouco mais de um mês, mais de 200 novos casos foram confirmados – 98 em apenas 8 dias, o que acende o ‘alerta’ na área da Saúde. Foram 129 casos positivos entre 13 de setembro e 13 de outubro e entre 14 e 22 de outubro – um intervalo de apenas 8 dias – foram registrados 98 casos positivos, segundo o último balanço da Saúde.

Na Santa Casa local, o provedor Miguel Chibani determinou a volta do uso de máscaras novamente na instituição para frear as contaminações. A medida tem efeito duplo entre os colaboradores. “Determinei e quem não usar vou demitir”, reforçou.

“Acredito que todos relaxaram; pode ser alguma nova cepa”, afirma Chibani sobre os motivos da alta de casos. “Acho que a probabilidade de uma pandemia não deve ser descartada”, reitera.

O problema é que desde que o fim da pandemia foi decretado, a Santa Casa não tem mais uma ala específica para tratamento de covid, por definição do governo estadual.

Uma pesquisa informal feita pelo in Foco nas farmácias confirmou que a realização de testes triplicou e que os casos positivos aumentaram, mas apenas a secretaria de Saúde pode fazer de fato um levantamento oficial dos dados.

A pasta credita este aumento a falta de imunização – tanto que fez um alerta afirmando que 28.860 mil pessoas não completaram o esquema vacinal contra a doença. No caso da população de 6 meses a 11 anos, o número de faltosos é de 1867 mil.

“Esse não comparecimento tem relação direta com o aumento de casos na cidade”, avaliou a pasta.

A imunização contra o novo coronavírus pode ser encontrada nas unidades de Saúde do Bairro Alto, Vera Cruz, Bonsucesso, Vila Jardim, Flávio Celso Negrão, Mário Emílio Bannwart, Santa Elizabeth e Centro de Saúde I, popularmente conhecido como Postão da rua Acre.

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8h às 11 horas e das 13h às 15 horas.