Anúncio

Já ouviu falar em economia comportamental? É ela que segundo especialistas, nos rege em relação ao dinheiro (se não entendeu, leia matéria sobre isso aqui no site!). Então vamos sair da teoria. Na prática, você se considera esperto e bem sucedido na sua carreira, mas não entende nada sobre dinheiro, certo? Acredite, você não está sozinho, muitas pessoas têm dificuldade para lidar com finanças.

No entanto, saber um pouco sobre dinheiro, não só como poupar e gastar, mas também como investir e fazê-lo durar para o resto da vida, é muito importante. Anote algumas dicas valiosas:

1- Comece cedo

A regra é básica: quanto mais cedo você começar, mais rápido o seu dinheiro vai crescer. Quando você começa a economizar ou a pensar na aposentadoria tarde, não terá como recuperar o tempo e os incentivos fiscais perdidos. Por isso, tente guardar o máximo que puder e incentive seus filhos a pouparem dinheiro ainda crianças.

2- Não confie em ninguém

Ninguém se preocupa mais com o seu dinheiro do que você mesmo, por isso, você deve montar uma equipe de assessores de confiança, mas nunca abra mão do controle do orçamento – seja seu consultor, cônjuge ou amigo de confiança.

3- Saiba usar as dívidas

Dívida é uma ferramenta que, quando bem usada, pode girar a favor do consumidor. Por exemplo, realizar o financiamento de uma casa vai resultar em um imóvel que agrega valor ao longo do tempo, assim como um empréstimo estudantil, que irá aumentar seu conhecimento e consequentemente um aumento de renda. Obviamente, é uma ferramenta que se deve tomar cuidado, pois você corre o risco de ter mais dívidas do que consegue pagar.

4- Cuidado com as taxas

Uma taxa de 1% pode não parecer muito, mas a diferença de 1% para 2% pode totalizar centenas de milhares de reais ao longo de uma vida inteira de trabalho duro. Avalie todas as suas contas, cartões e investimento e o quanto eles cobram de taxa de juros, de atraso ou de serviço – a economia final pode não ser tão grande, mas é aos poucos que se começa. Além disso, é importante saber o que você está pagando e para onde o seu dinheiro está indo.

5- Seja simples

Você não precisa seguir estratégias de negociação complicadas de um guru do mercado ou apostar em uma única ação. Investimentos de baixo custo em fundos de investimento vão lhe dar o retorno que você precisa para alcançar seus objetivos, sem correr grandes riscos ou pagar taxas excessivas.

6- Mantenha sua pontuação de crédito alta

A pontuação de crédito não serve somente para obter um empréstimo ou um cartão de crédito. As contagens de crédito também são utilizadas pelas seguradoras para determinar prêmios, avaliar os candidatos e determinar o valor dos depósitos de segurança. Simplificando: pontuações ruins, medíocres ou inexistentes podem lhe custar uma pequena fortuna. A boa notícia é que você não tem que ficar endividado para ter grandes pontuações, basta você ter e usar regularmente cartões de crédito que você pague na íntegra todos os meses.

7- Proteja-se

Coisas ruins acontecem a pessoas boas, que é por isso que você precisa de seguro para evitar surpresas desagradáveis que podem levar seu dinheiro embora. Além disso, tenha um fundo de emergência para as coisas que seguros normalmente não cobrem, como uma perda de emprego.

 

Aprenda a Lidar com o Dinheiro

Quantas vezes você já se pegou parado pensando o que é que estava fazendo de errado? Você está sempre adiando aquele sonho para o mês seguinte, depois que pagar isso, aquilo ou aquilo outro. E olha que nem é um sonho tão grande assim. Será que você precisa ganhar mais ou administrar melhor seus rendimentos? Como é que as pessoas conseguem investir – e algumas parecem ganhar até menos que você? Será que está comprando impulsivamente demais? O que é, afinal de contas, que determina se você será rico ou pobre?

Bem, para começar, você está no caminho certo, pelo menos no que diz respeito aos questionamentos. Sim, porque para aprender a lidar com o dinheiro é preciso olhar para dentro do baú e ver direitinho como é que ele está sendo gasto.Você já deve ter percebido que tem jovens que antes dos 30 já estão com uma vida estável, mesmo iniciando vida de casados – e olha que antes tinham uma vida bem simples. Às vezes, os pais ajudam, é verdade, mas verdade mesmo é que cada vez mais homens e mulheres estão descobrindo que lidar com o dinheiro tem seus segredos sim, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

O melhor é que os passos que estão seguindo podem ser traçados por pessoas de qualquer idade, claro que talvez com resultados um pouco diferentes por causa do tempo de investimento, mas iguais em relação ao gerenciamento da renda e à tranquilidade financeira alcançada.

  • Amplie seu leque de possibilidades – Você precisa ter uma fonte de renda, claro, é dinheiro que gera dinheiro. Se você ainda é jovem, invista em seu conhecimento, cursos de especialização, idiomas estrangeiros, qualquer coisa que possa elevá-lo na sua hierarquia profissional. Prepare-se para mudar de patamar na vida, galgar degraus mais altos. Ao mesmo tempo, procure uma fonte de renda extra, como uma atividade que tome algumas das suas horas vagas e que o ajude a fazer algum tipo de poupança.
  • Defina objetivos e metas a curto prazo, médio e longo prazosPara quê você quer ganhar dinheiro? Para comprar uma casa (médio prazo), para ter uma velhice tranquila, para conquistar sua Independência Financeira (longo prazo) ou para zerar dívidas, fazer uma viagem ou comprar um carro (curto prazo)? Pense o que é que você quer para poder montar sua estratégia.
  • Organize seu consumo –  Corte tudo o que for supérfluo. Não estamos falando daquele cinema com os filhos em um final de semana ou um jantar romântico uma vez por mês, claro que sem prazer não há vida. Mas evite o consumo desenfreado, aquele que é levado por modismos e impulsos.
  • Faça investimentos –  Pegue o dinheiro que seria gasto e invista – pode ser na poupança, em fundos de ações, no que for melhor no momento. Conforme for entrando mais dinheiro vá diversificando sua cartela de opções, como fundos imobiliários, que rendem aluguéis. Mas converse com quem entende para traçar seu perfil de investidor – de acordo com as metas a curto prazo que você já definiu. Pegue todos os dividendos que receber segure a vontade de gastar, reinvista-os. Assim você estará aumentando o tempo de rendimento gerando juros sobre juros.