Anúncio

Cada casal lida com o dinheiro de uma forma, mas inevitavelmente alguns acabam brigando mais do que outros quando o assunto é dividas, gastos e sucesso profissional. Tanto que em alguns relacionamentos, por muitas vezes existe uma cobrança velada quando um dos parceiros não está trabalhando ou recebe um salário muito menor, por exemplo. Reclamações que dizem à respeito de como o outro gasta o dinheiro também podem acontecer, gerando uma situação delicada e desconfortável.

De acordo com a psicóloga especializada em Sexualidade Humana e Sexóloga Priscila Junqueira, a vida financeira é algo que pode trazer grandes problemas para o casal. “A melhor maneira de aliviar as tensões trazidas por essa questão é desde o início do relacionamento deixarem bem claro como lidam com o dinheiro e quais são as expectativas quanto a ele”, explica. Ela dá orientações importantes para lidar com dinheiro e amor. Confira:

Exemplo e conversas estimulam a “melhora de vida” – De acordo com a profissional, muitas pessoas querem que o outro melhore de vida, mas nem se preocupam em melhorar. Apenas apontam o dedo e não movimentam suas próprias vidas para melhor. É preciso mexer-se também!

E quando há inveja no relacionamento, o que fazer? – Tentar entender o porquê desse sentimento. “Percebo que a inveja acontece com muitos casais, porque eles gostariam de ser ou estar na condição da parceria e acabam não conversando e tentando anular as qualidades do outro”, comenta.E não para por aí! “Tenho exemplos de pacientes mulheres em que o marido não soube lidar com o sucesso profissional delas. Eles tentavam a todo tempo abalarem sua autoestima, quando o problema era com eles mesmos. Acontece com maridos que estão com a autoestima baixa e não procuram ajuda de um profissional. As mulheres cansam e pedem a separação”, conta.

No que será que ele anda gastando? Vale a pena perguntar?– “Depende de cada casal. Cabe mais uma vez, a conversa franca e esclarecedora. Combinem como vão pagar as contas. Decidam se irão dividir algo e lembrem-se que é importante terem liberdade para comprarem o que quiserem e puderem. O constrangimento acontece quando existe julgamento e falta de respeito”, finaliza.