Anúncio

No domingo, o in Foco noticiou o triste caso de uma mulher que faleceu no Pronto Socorro, aguardando transferência de internação. A filha A.C.D.  havia feito um apelo nas redes sociais pedindo ajuda, mas infelizmente não conseguiu a tempo a transferência da mãe que estava em estado grave.

Minha mãe vai morrer se não ser transferida. Ela está entubada na emergência do PS e já tentaram desentubar e teve duas paradas cardíacas e os rins já estão parando. Ela já pegou encaminhamento pra Unesp mais está esperando ser chamada. Se não transferir ela vai morrer gente!”, escreveu a internauta,  desesperada, mas horas depois postou que a mãe falecera.

Apesar das informações de que o secretário de Saúde já sabia do caso, não houve confirmação do motivo no atraso na transferência já que dependia de ambulância para a Unesp.

“Obrigada a todos que compartilharam pra me ajudar, mas minha mãe faleceu. Desde o primeiro dia estamos pedindo para achar uma vaga pra ela e éramos tratados feito lixo. Falaram que se acontecesse algo com ela, ligariam avisando e não ligaram nem mesmo quando a minha mãe teve 3 paradas cardíacas lá dentro. A desculpa do médico foi ‘falei pra ela parar de fumar’  (…) ; quando chamaram ela novamente já encaminhou para a Unesp porque o caso dela era grave e nem deu tempo dela começar o tratamento”, escreveu A.C., após a morte da mãe, agradecendo ao vereador Hidalgo Freitas pela ajuda.

O in Foco questionou a secretaria de Saúde sobre o caso, através da Comunicação, para saber por que a paciente não foi transferida para a Unesp, como solicitado por recomendação médica, mas até hoje, dia 15, não houve resposta.

Em contrapartida, o provedor da Santa Casa, Miguel Chibani, falou no mesmo dia (domingo) sobre o caso, já que um  internauta comentando a postagem chegou a sugerir que a responsabilidade seria da SC.  “ Isso que me causa revolta cadê o Miguel Chibani, a prefeitura paga milhões de convênio com a santa casa e quando precisa de atender um paciente entubado, com pre-diálise (santa casa referência em diálise) tem que transferir para a Unesp, ai vem a pergunta porque não transfere para a uti da santa casa, tem vários leitos com respirador que era de covid hoje estão vagos. Senhores vereadores favor fiscalizar o contrato com a Santa casa e prefeitura, pois na hora que precisamos de assistência como agora, eles nos encaminham para a unesp. Cade a santa casa para dar apoio para a paciente ???? Lembrendo que alem de convênio com a prefeitura a santa casa recebe muita verba publica, e na hora de atender o povo cade a santa casa ????”, escreveu o internauta Israel Gomes, mostrando completo desconhecimento dos procedimentos médicos.

Chibani lamentou a morte da paciente e não sabia do caso, já que a transferência da paciente era para a Unesp. “Infelizmente tem muitas pessoas que confundem as coisas. Primeiro não recebemos milhões de prefeitura alguma. Segundo é que nossa UTI tem 10 vagas e milagre eu não consigo fazer”, disse, frisando que todos os leitos de UTI estão ocupados.

“Sentimos como somos pequenos demais para resolver tudo. Na Unesp eu não tenho poder algum de intervir, pedir, implorar pois se tivesse eu faria”, desabafou. “Temos 10 vagas de UTI e se não tem vaga não temos como tirar um e colocar outro e não posso usar os leitos de covid para outros casos que não sejam covid”, explicou.

A postagem do internauta Israel Gomes foi encaminhada ao departamento jurídico da Santa Casa.

NOTA DA REDAÇÃO

Aguardamos desde segunda-feira, uma resposta da Saúde e lamentamos essa postura de desprezo a população avareense.