Anúncio

 

Em ofício de solicitação de direito de resposta ao jornal in Foco, a secretária de Cultura Isabel Cardoso, rebateu as supostas denúncias que envolvem uso de veículos oficiais (matéria neste site). Na nota, ela afirma que as denúncias não procedem e que irá processar o denunciante Paulo Proença por calúnia e difamação, além de acionar os órgãos cabíveis contra o in Foco. Ela desmente inclusive o uso por parte dos assessores Valdinei Muniz e Juliano Pereira.

A mesma secretária que fez oposição ao atual governo e para o qual trabalha hoje, acusa o jornal de não ter ética por causa da notícia, sob a alegação de não ter sido procurada, mas não cita as vezes em que foi procurada e não respondeu (todas as denúncias são encaminhadas a secretaria de Comunicação).

Veja abaixo na íntegra a contestação da secretária.

 

A Secretária Municipal de Cultura, senhora Isabel Cardoso, vem através deste, seguindo a lei que rege a imprensa nacional, solicitar direito de resposta ao Jornal In Foco.

No dia 28 de julho de 2021, o referido veículo de comunicação veiculou a matéria intitulada “Avareenses querem informações sobre denúncias que envolvem veículos oficiais”, na qual apresenta uma suposta denúncia do uso forma pessoal do veículo Corolla, pertencente a Secretaria Municipal de Cultura pela secretária da pasta.

A Secretária Municipal de Cultura, senhora Isabel Cardoso, informa que como cidadã, se encontra movendo um processo jurídico contra o cidadão que repercutiu em suas redes sociais de maneira leviana e sem provas estas falsas informações. Sendo assim, O cidadão que se intitula nas redes sociais como “Paulo Proença” irá responder legalmente por suas ações de calúnia e difamação.

O Jornal In Foco em nenhum momento entrou em contato com a Secretária Municipal de Cultura, senhora Isabel Cardoso, em busca de informações sobre esta possível denuncia e esta se deu de maneira pressuposta, visto que em nenhuma das 3 (três) imagens que ilustram a matéria é possível encontrar irregularidades. As imagens do veículo mostram primeiramente o mesmo devidamente estacionado dentro da garagem pertencente a pasta, seguida de uma imagem deste veículo devidamente adesivado com o brasão do município e posteriormente uma imagem do mesmo estacionado em frente ao prédio da pasta. Sendo assim, as próprias imagens demonstram o uso totalmente regular do veículo.

Além do mais, a acusação de que os assessores Valdinei Muniz e Juliano Pereira estariam fazendo uso do veículo também não se confirma de maneira alguma. Portanto, se o cidadão informante já está sendo processado por divulgar informações sem provas, o Jornal In Foco deveria limitar-se a não divulgar tais informações improvadas, atitude que se espera de um meio de comunicação sério e respeitado.

Diante ao exposto, a Secretária Municipal de Cultura, senhora Isabel Cardoso, estará anexando ao processo movido contra o senhor Paulo Proença esta denúncia infundada e sem provas. Além disso, a mesma irá acionar os órgãos jurídicos responsáveis para que as medidas cabíveis em relação ao Jornal In Foco sejam tomadas diante da divulgação de informações improvadas na referida matéria.

Cabe salientar, que a ética jornalística da impressa nacional orienta que qualquer levantamento realizado através de denúncia seja precedido antes de sua publicação de uma investigação dos fatos, para que estes sejam expostos de maneira correta, sem levantar ambiguidades de interpretação. Um órgão de impressa não deveria basear notícias jornalísticas em denúncias infundadas, incoerentes e improvadas. Tal atitude infelizmente demonstra perseguição política ou pessoal, que visa denegrir a imagem da Secretária Municipal de Cultura, senhora Isabel Cardoso.

Certos de que poderemos contar com vossa compreensão, nos colocamos à disposição para o esclarecimento de possíveis dúvidas.

Sem mais para o momento, aproveito o ensejo para enaltecer os protestos da mais elevada estima e distinta consideração.

 

Cordialmente.

 

Isabel Cardoso

Secretária Municipal de Cultura