Anúncio

O final de semana pós temporal teve muitos imprevistos em Avaré e em todo Estado paulista. Em entrevista à CNN, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) citou Avaré como uma das regiões mais afetadas pelo ciclone que passou pela cidade dia 3 de novembro, causando inúmeros prejuízos (assista aqui a entrevista).

Em muitos bairros do município, a energia foi restabelecida apenas ontem (05), assim como o abastecimento de água. Ainda nesta segunda (06), na capital, há ainda meio milhão de paulistanos sem energia.

Em nota, a CPFL, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica em  Avaré, informou que equipes foram mobilizadas para reparar os danos, inclusive, com reforço de outras cidades da área de concessão, e segue atuando nos locais afetados. “A companhia ressalta que, apesar dos danos, a maioria dos clientes afetados já teve o fornecimento restabelecido e agora atua em casos pontuais”, completou a empresa.

Além dos problemas com a falta de energia e de água, Avaré também foi afetada por problemas na internet.

Devido à força do vento, em Avaré, diversos galhos foram espalhados pelas praças e avenidas. Dezenas de árvores caíram sobre muros e postes e fios elétricos foram danificados. Conforme a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram o Largo São João, Caic, Matriz, São Benedito e Santa Cruz. Mas o balanço ainda não foi finalizado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Avaré, Salim Vasconcelos Araujo Silva, a equipe fez 64 atendimentos sociais até sábado; foram doadas 28 lonas, 60 telhas e contabilizadas 22 pessoas desalojadas que foram para casas de amigos e familiares. “Acredito que ainda não alcançamos todas as famílias pois muitos não procuraram a defesa civil”, enfatizou.

Este foi o segundo temporal que atingiu Avaré em menos de um mês. À exemplo do que ocorreu dia 12 de outubro, chuvas com ventos muito fortes derrubaram árvores, destelharam muitas casas, provocaram prejuízos em inúmeras empresas.

contudo, felizmente apenas uma vítima foi registrada; um motoqueiro atingido por uma árvore na rodovia SP 255 durante o temporal, com ferimentos leves.