Poste derrubado pelo vendaval
Anúncio

Cidade continua sob alerta laranja (de tempestades)

Avaré teve novamente um dia de temporal e prejuízos nesta sexta-feira, 3; foi o segundo em menos de um mês. À exemplo do que ocorreu dia 12 de outubro, chuvas com ventos muito fortes derrubaram árvores, destelharam muitas casas, provocaram prejuízos em inúmeras empresas.

Árvores centenárias caíram em áreas centrais da cidade; outras também derrubaram postes de iluminação com as quedas.

Por conta do temporal, cerca de dez mil pessoas estão sem energia em Avaré. Todas as equipes da CPFL estão trabalhando, mas não há previsão de retorno neste momento.

O município também está sem água por causa da interrupção de energia, segundo alega a Sabesp em nota (veja na página do in Foco). Ao todo 19 cidades da região estão com a distribuição de água e energia comprometidas.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, choveu 30 mm durante a tarde em Avaré, mas isso não foi confirmado pela Defesa Civil local, que não retornou nenhum contato hoje (3).

Muitas casas foram destelhadas deixaram pessoas desabrigadas. Veículos foram atingidos (pelo menos dois), mas felizmente, sem vítimas.

Um motoqueiro foi atingido por uma árvore na rodovia SP 255 durante o temporal, mas felizmente teve ferimentos leves.

Segundo o subtenente Fabiano Ávila, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Avaré, quatro equipes atenderam 25 ocorrências, mas não houve nenhuma vítima felizmente.

“O trabalho será retomado amanhã cedo às equipes novamente. Mas permanecerá as guarnições de emergência para atender a cidade”, frisou.

Nota oficial

A prefeitura veiculou nota oficial em suas redes sociais falando sobre os prejuízos; na verdade a nota é um texto publicado pelo prefeito Jô Silvestre (PSDB), no qual ele fala sobre o temporal que ele classifica como ciclone.

A informação não foi confirmada pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Veja abaixo a nota.

Mais uma vez hoje, sexta feira 03/11/23, fomos surpreendidos por um vendaval forte classificado como ciclone com ventos de 133 km/h.

Infelizmente, os estragos foram grandes. Por toda cidade tivemos vários prédios, residências e indústrias que foram atingidas com a passagem desse vendaval acompanhado de chuva.

Diversas árvores caídas, prédios públicos e particulares destelhados, muros e paredes caídos e estruturas ao chão.

No Largo São João, Caic, Matriz, São Benedito e Santa Cruz, entre dezenas de praças,  tivemos quedas de árvores centenárias, assim como em avenidas e ruas, diversas árvores caídas juntamente com fiação elétrica. Postes e torres de transmissões de sinal caíram e até mesmo um dos barracões de provas do Parque de Exposições, construído há quase 15 anos, foi ao chão.

Inacreditável, mais de 7000 m2 de estrutura viraram um amontoado de aço. Essa pista era o local preferido de muitos eventos nacionais e internacionais de provas equestres e iria receber um investimento de R$ 4 milhões do setor privado para se tornar uma das mais modernas pistas de provas de rédeas do Brasil.

Alguns bairros estão com falta de energia e sem sinal de telefone, diversos pontos em áreas rurais e estradas vicinais estão sem passagem e equipes da Prefeitura de Avaré, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão se desdobrando para desobstruir pontos onde árvores interditaram a passagem, além de socorrer famílias que tiveram seus lares descobertos e estão precisando de ajuda.

Já no Arenão também tivemos estragos. Parte da cobertura do setor da arquibancada foi arrancada com o vendaval, telhas voaram na rodovia, ferros ficaram retorcidos.

A parte danificada ainda estava em obras e será removida e refeita no momento oportuno. A cobertura dos camarotes do Arenão, que já estava quase finalizada, não foi danificada e será inaugurada durante a EMAPA no mês que vem.

Esse ciclone já é o segundo em menos de 20 dias que passa por Avaré, porém esse último sendo o mais prejudicial.

Vamos estudar a contratação de empresas para ajudar a Prefeitura a limpar e retirar galhos e árvores caídas nas praças e vias o quanto antes.

Aproveito para agradecer a Deus, que mais uma vez nos protegeu do pior, graças a Deus nenhuma vítima fatal.