Anúncio

A próxima sexta, dia 3, será ponto facultativo em quase todas as repartições públicas de Avaré e de todo Estado, embora o governo federal não tenha concedido a folga aos servidores públicos.

A prática comum infelizmente custa caro aos contribuintes, cuja maioria terá um dia normal de trabalho no pós feriado de Finados.

Apesar de pagarmos muito caro pelos serviços públicos, eles são os que mais deixam a desejar. Um levantamento feito pelo in Foco, mostrou o custo deste ponto facultativo no município.

Com base nos gastos mensais, a pesquisa apontou que ‘só com’ relação aos serviços relacionados ao Executivo, cada dia custa mais de 1,1 milhão de reais aos contribuintes avareenses (boa parte dos 2,8 servidores não trabalha). Isso porque o custo mensal gira em torno de mais de 30 a 33 milhões de reais. Até o momento, a prefeitura já usou quase 300 milhões de reais dos 488 previstos no orçamento deste ano.

Já no Legislativo, que tem menos de 50 funcionários, entre efetivos e comissionados, o custo diário é de 23 mil reais, considerando que o gasto médio mensal é de 700 mil reais – valor do duodécimo repassado pela prefeitura (não incluído na análise referente ao Executivo). Até o momento, a Câmara usou 6,5 milhões de reais dos 8,4 milhões previstos para seus gastos.

Grosso modo, são mais de 1,1 milhão por dia de custos, o que equivale a cerca de 12 reais por cada um dos 91 mil habitantes, todos os dias. Veja abaixo nos links, alguns gastos.

 

https://legislacaodigital.com.br/Avare-SP/LeisOrdinarias/2772-2022

https://transparencia.avare.sp.gov.br/

https://scpi.avare.sp.gov.br/transparenciacamara/