Foto Voz do Vale
Anúncio

Como o in Foco já havia divulgado, a Câmara Municipal de Avaré arquivou o pedido para formação de uma comissão processante com o objetivo de avaliar a cassação de cinco vereadores de Avaré sob a alegação de que não há “justa causa”. O parecer do Departamento Jurídico, que opinou pela rejeição do pedido, argumentou que ele fere a “inviolabilidade do vereador no exercício da função”.

Depois da leitura do pedido, do parecer e do relatório de arquivamento, o presidente do Legislativo Flávio Zandoná (Cidadania) convocou uma extraordinária, surpreendendo os vereadores. O relatório do arquivamento não foi colocado em votação como era esperado e os próprios acusados votaram –obviamente – a favor dele.

Mesmo assim, alguns suplentes estavam presentes para participar de uma possível votação pela CP. Mais uma vez, também houve um reforço na segurança inclusive com a presença de PMs além dos profissionais contratados pelo Legislativo; um deles ficou em frente ao plenário para impedir que qualquer membro da imprensa entrasse para fazer fotos.

Na sessão extraordinária, um ato inédito:  o decreto que concedeu o título de cidadão avareense ao radialista e ex-vereador cassado, Rodivaldo Ripoli foi revogado, anulando por assim dizer a polêmica, embora isso não ‘apague’ o que já foi realizado.

A revogação foi aprovada por unanimidade e na verdade só reforça a ideia de que a Câmara teria agido de forma irregular, segundo alguns especialistas.  O decreto de anulação – elaborado durante a sessão – prevê que todas as despesas que ocorreram na entrega do título – entregue no dia 17 deste mês- sejam ressarcidas aos cofres do legislativo. A cerimônia foi realizada em um domingo, o que gerou despesas com horas extras a servidores, bem como com mimos e a placa que foi concedida ao homenageado. O decreto foi assinado pela mesa diretora.

Saiba mais

O internauta Paulo Proença pediu a instauração de uma CP visando a cassação de cinco vereadores – incluindo a mesa diretora, formada pelos vereadores Flávio Zandoná (Cidadania), Roberto Araújo (PTB), Ana Paula Tiburcio (Republicanos) e Carla Flores (MDB), juntamente com o vereador Leonardo Ripoli (PTB), teriam passado por cima da Lei Orgânica ao conceder o título de cidadão avareense vereador cassado Rodivaldo Ripoli, entregue no último dia 17.  O autor do pedido também protocolou no Ministério Público a denúncia em que baseou o processo da CP.

Extraordinária

Outra extraordinária foi convocada para amanhã as 13h00 e deve tratar de assuntos relacionados a Lei Aldir Blanc, segundo informações.

Segurança reforçada