Anúncio

Apesar do clima incerto em relação ao futuro global, muita gente já está fazendo a diferença – inclusive da nova geração que já tem outras concepções e atitudes sobre questões ambientais. A estudante Maria Luísa Pereira Jorge Ferreira é uma delas. Com apenas 17 anos ela criou um projeto focado na proteção e preservação do meio ambiente; é o “Uma Muda Muda”  um projeto que tem como iniciativa contribuir para um mundo mais sustentável e um futuro melhor para as futuras gerações, através do plantio de novas árvores.

Maria Luísa criou um site do projeto (ver abaixo), através do qual consegue doações e arrecadações de voluntários que abraçam a causa. “A cada R$ 10,00 reais doados, uma muda de pinus será plantada em Buri, cidade no interior de São Paulo. Além disso, 100% dos recursos arrecadados serão doados para a ONG SOS Mata Atlântica. Queremos despertar a conscientização e a importância das florestas para o nosso planeta e divulgar os benefícios que o simples ato de plantar uma árvore pode gerar na qualidade de vida das pessoas”, explica a estudante.

Nosso objetivo é por meio do plantio de árvores, contribuir com ações de sequestro de carbono e produção de oxigênio, a conservação da biodiversidade do nosso ecossistema, e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do nosso meio ambiente”, esclarece, frisando que toda parte operacional do projeto é realizada em parceria com o Grupo RB cuja empresa é especialista em reflorestamento.

 

“A participação da empresa parceira no projeto será por meio do fornecimento de mudas, a cessão da área para plantio e manutenção para formação da floresta. Utilizando a expertise e estrutura do Grupo RB, as árvores serão plantadas em Buri (SP) durante o período chuvoso, entre os meses de novembro e abril, período ideal para o plantio”, diz Maria Luísa, que em apenas uma semana de lançamento do projeto já conseguiu mais de 100 árvores.

O projeto vai além e o doador poderá eternizar seu nome na ação; “doando R$ 100,00, e contribuindo com o plantio de 10 plantas a pessoa ganha uma plaquinha com seu nome ao lado de suas árvores. No site você acompanha quem já contribuiu e teve seu nome marcado junto às respectivas árvores. É possível acompanhar o crescimento da árvore até a idade de 10 anos quando esta é considerada árvore adulta, após este período sua árvore será cuidada pela empresa parceira seguindo seu ciclo natural de vida. Fotos também estarão disponíveis no site”.

Mas, afinal de onde veio tanta iniciativa e inspiração? “Desde pequena sou apaixonada pelo meio ambiente e sempre busquei fazer alguma diferença. Meu pai na verdade foi a pessoa que mais me passou e me ensinou sobre isso. Ele ama cuidar da natureza e sempre que vê alguma coisa “errada” faz alguma coisa a respeito. Eu o via catando lixo nos lugares por onde a gente passava, separava árvores para cada um da nossa família plantar na fazenda. Então acho que vendo ele fazer isso desde pequena e admirar isso nele,  me fez querer criar esse projeto que tem parceria com a RB. Ele foi minha inspiração”.

Magnífico não?! Por mais inspirações assim! Conheça o projeto acessando:

https://projetoumamudamuda.com.br