Anúncio

A União Negra Avareense (UNA) promoverá a 5º edição da solenidade de entrega da Placa “Mário Gomes Timóteo”, honraria cedida a personalidades que trabalharam ou trabalham em prol da cultura negra no município.

Este ano serão homenageados o professor e diretor do IFSP, Sebastião Francelino da Cruz, a professora de capoeira mestre Vania Maria Moraes Alves. Também será homenageado José Vasconcelos de Araújo Silva, funcionário publico e militante do movimento negro, conhecido em Avaré como Salim.

A entrega da Placa “Mário Gomes Timóteo” faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra e ocorrerá na sexta-feira, 26 de Novembro 2021, a partir das 19 horas, na sede da UNA, localizada na Rua Antonieta Paullucci, 907.

 

QUEM FOI MÁRIO GOMES TIMÓTEO?

Agricultor reconhecido pelo seu empreendedorismo, o avareense Mário Gomes Timóteo (1898-1961) doou terras para a expansão urbana na Zona Oeste e para a abertura da primeira escola  Emergencial do bairro.

Também foi o responsável pela a doação do bairro do antigo Parque São José. Cooperou como benfeitor na ereção das igrejas São Benedito e São Pedro Apóstolo, além de ter levado a eletrificação para a Vila Timóteo.

(Texto Laura Franzolim- Imagem Jornal do Ogunhe)