Você já deve ter notado que grande parte das artes das duas recentes edições do jornal in Foco está com QR Code e pode se perguntar para que ele serve. Na prática, ele agiliza sua comunicação com a empresa considerando que basta apontar a câmera do seu celular para o código e ele automaticamente, levará o leitor ou leitora, ao whatsApp ou site do anunciante.
A novidade é uma inovação em se tratando de impressos em Avaré e região e o in Foco é o primeiro a trazer a tecnologia mais próxima dos leitores. Entretanto, o código em si não é nenhuma novidade, pois há existe há anos.
O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D (o antigo código trabalhava com apenas uma dimensão, a horizontal, e o QR Code utiliza códigos com informações tanto no plano horizontal como na vertical). O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.
Em 2003, a linguagem começou a ser aplicada em celulares, já que até as câmeras da tecnologia VGA, de baixa qualidade (presente em muitos aparelhos) são capazes de ler e interpretar a imagem. O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.
Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?
A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós. Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.
O QR Code, ou Quick Response Code, é um código bidimensional utilizado para compartilhar arquivos, links e outras informações digitais. Depois que o código é gerado, é necessário escaneá-lo com a câmera do seu celular para acessar o conteúdo em outro dispositivo.
O QR Code é uma ferramenta versátil e com muitas aplicações. É muito utilizado, por exemplo, para entregar mais informações a um usuário: abrir o cardápio virtual de um estabelecimento, acessar o perfil de uma rede social, exibir detalhes de um convite e acessar um formulário de pesquisa são algumas opções para usar o seu QR Code.
Além disso, esse recurso foi incorporado em diversas situações de pagamento. Com a chegada do Pix, o QR Code também passou a ser utilizado como forma de cobrança: é possível gerar um código com o valor fixo de uma transação ou permitir que o próprio consumidor digite a quantia. Nesse cenário, o código é gerado a partir dos próprios aplicativos de bancos e instituições de pagamento.
Como usar – O uso do QR Code é muito amplo, com opções que incluem o simples compartilhamento de um link, validação de ingressos e até pagamentos feitos pelo celular. Existem várias maneiras para gerar o seu próprio código através de sites e aplicativos, e a câmera do seu celular pode ser usada para escanear esse modelo de código. Veja, a seguir, como escanear e usar um QR Code!
- A leitura do QR Code é feita através da própria câmera do celular. O aparelho identifica o código e, em seguida, revela o conteúdo armazenado. Em modelos antigos, era necessário fazer o download de um aplicativo voltado apenas para essa função. Esse problema foi resolvido: smartphones no Android e iOS já possuem um leitor próprio integrado à câmera nativa. Nesse caso, basta apenas abrir o app da câmera, apontar para o código e aguardar a leitura. Uma aba será exibida na tela com um link. Toque na opção para abrir o conteúdo no navegador ou em outro aplicativo. No Android e no iPhone, o aplicativo de câmera também é usado para ler QR Code (Captura de tela: André Magalhães). Se a sua câmera não conseguir ler o código, uma alternativa é o aplicativo do Google (Android | iOS). Com o Google Lens integrado, o app pode utilizar a câmera para traduzir textos, identificar palavras e ler QR Code. Nesse caso, basta seguir os seguintes passos para:
- Abra o app do Google e toque no ícone de câmera na barra de busca;
- Em seguida, selecione a opção “Pesquise usando a câmera”;
- Aponte a câmera para um QR Code, aguarde a identificação e toque no link para abri-lo.
(Fontes Canaltech e Techtudo)