Anúncio

O combate ostensivo às aglomerações em Avaré continua e tem gerado ótimas repercussões com apoio da população. Na noite de ontem, mais uma vez a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária realizaram uma operação conjunta que acabou em multas e processos pelos quais jovens abordados responderão.

A ação ocorreu na Praça Romeu Bretas, onde ainda muitos jovens insistem em se aglomerar. Ontem, havia cerca de 80 deles, aglomerados e sem máscaras, infringindo o artigo 268 do Código Penal.

Foi realizada a abordagem de 14 jovens, que  foram qualificados em boletim de ocorrência e multados  pela equipe da Vigilância Sanitária. Embora tenham sido liberados, os jovens além de pagar a multa de quase 600 reais, responderão a processo pelo crime relacionado ao descumprimento de determinação do poder público para evitar a propagação do coronavírus.

Para quem não sabe, aglomerar-se ou andar sem máscara em via pública é crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do Código Penal e se comprovado, após inquérito, o infrator pode ser punido com detenção de 1 mês a 1 ano, e multa.

Ainda durante a abordagem novamente houve um flagrante de drogas: um jovem, menor de idade, foi flagrado portando 12 pinos com cocaína e foi levado ao plantão policial. Lá, no registro da ocorrência a delegada de plantão enquadrou o jovem apreendido no crime relacionado à aglomeração e tráfico de entorpecentes.

Em pouco mais de uma semana, o número de aglomerações foi reduzido; na primeira operação feita sexta passada, dia 11, havia 250 jovens e quase 20 autuações foram feitas. Ontem, eram 80. A praça do Cristo continuará interditada todos os finais de semana e outros pontos “tradicionais” de aglomeração, não registraram ocorrências.