Anúncio

Existem incontáveis casos de pessoas que fracassam quando estão no auge do sucesso. O que acontece quando a realização de um desejo leva justamente ao fracasso ou até mesmo sucumbir diante dele? Na realidade estar diante da frustração, da não realização do desejo parece ser mais fácil de ser tolerado, assim ficar doente, desistir, é uma opção facilmente compreendida e suportada, afinal todos sofrem desse mal. O que pode levar então algumas pessoas a fracassarem justamente quando alcançam o objeto do desejo, o sucesso, a fama, o auge?

Na literatura existe um grande número de exemplos, como na obra de William Shakespeare. Lady Macbeth é a esposa do protagonista da obra, o nobre escocês Macbeth. Após convencê-lo a matar o rei Duncan, o casal Macbeth torna-se rei e rainha da Escócia, mas ela acaba severamente atormentada pela culpa. Morre ao final, aparentemente por suicídio. Ao realizar o desejo ela não consegue lidar com o arrependimento.

Alguns mecanismos internos são implacáveis, como o sentimento de culpa. São muito primitivos e estão reprimidos no inconsciente. Os acontecimentos da vida são aleatórios, algumas pessoas são mais suscetíveis a eles, outras são mais resistentes ou resilientes. Cada história é única, mas o funcionamento psíquico é muito parecido, excetuando os psicopatas que não possuem esse tipo de sentimento. Pode-se pensar que o sentimento de culpa é o grande fator para a sabotagem diante do sucesso ou êxito. Freud definiu como: arruinados pelo êxito aqueles que diante de uma conquista ou na iminência dela, sofrem, podendo inclusive desfaze-lo ou não permitir que ela ocorra mesmo quando tudo caminha para dar certo.

O psicanalista francês Jaques Lacan avançou nesse assunto, escreveu que existe um tipo de satisfação do desejo que está ligado justamente à insatisfação. De uma forma paradoxal podemos nos satisfazer não apenas com aquilo que nos faz bem, há nesse caso uma satisfação com o fracasso. Sempre falta alguma coisa para ser preenchida. A possibilidade de chegar perto da realização do desejo  pode tornar-se angustiante, pois nada se completa realmente, sempre haverá outro desejo a ser realizado. Não é fácil lidar com tudo isso. Uma saída para a autossabotagem é investir no autoconhecimento, sabendo que jamais alguém se conhece completamente, pois ao desejo algo sempre escapa.