Ela esteve no trending topics Twitter e criou polêmica. Lembra do termo ‘cringe’ ? Usado pelos integrantes da geração Z, ele viralizou e deixou todo mundo confuso. Afinal, o que significa? Na tradução literal do inglês, cringe é algo vergonhoso. Para os jovens, o adjetivo classifica pessoas, situações, objetos ou atitudes que são consideradas ultrapassadas, cafonas, como as expressões “uó” ou “brega” – que também entraram para o pacote “cringe” por serem antiquadas.
Para eles, muitas atitudes dos millennials, os nascidos entre 1980 e 1996, já são consideradas fora de moda há muito tempo. O choque de gerações causou uma polêmica no Twitter e rendeu listas de hábitos comuns entre os mais velhos que, ao que tudo indicam, causam vergonha alheia nos adolescentes. Coisas simples como tomar café da manhã, usar sapatilha de bico redondo, reclamar sobre boletos, falar litrão como sinônimo de cerveja, usar letra maiúscula na internet , rir com rs (jura?) e até ser viciado em Harry Potter ou Disney entraram para a lista de atitudes cringes. Mas se pagar boletos é ser cringe, a maioria dos brasileiros produtivos, a partir dos 21 (no mínimo) são cringes e na prática, vergonha mesmo é não pagar (fica a dica rsrs). Por mais modernos que sejamos, é praticamente impossível acompanhar todas as atualizações, gírias e brincadeiras das gerações mais novas.
Mas dando um feedback, depois da Segunda Guerra Mundial cada geração passou a receber um nome e uma classificação sociológica; atualmente temos 4 gerações: Baby Boomers – que nasceram entre 1946 e 1964; Geração X – nascidos entre 1965 e 1979; Millennials ou Geração Y – nascidos entre 1980 e 1994; e atual Geração Z – aqueles que nasceram a partir de 1995.
Para não ‘pagar mico’, vamos entender o que é o termo, uma gíria que, em inglês, significa vergonhoso . Resumindo, o termo significa a famosa “vergonha alheia” que a geração atual sente dos seus antecessores (até terem que pagar boletos rs). E muitas pessoas aproveitaram as redes sociais para criar desafios e memes sobre quais ações são cringe ou não.
Muitos dos desafios listaram uma outra série de termos utilizados pelos Millennials, entre eles: assistir telejornais, publicar fotos com hashtags, gostar de café, ser fã da série Friends , não conhecer as trends do TikTok e muito mais. Inclusive até pesquisar gírias na internet é considerado “cringe”, o que significa que você já está passando vergonha entre os jovens, se está lendo essa matéria para entender sobre o assunto hahahah Com essa gíria nova, muitos Millenials, nascidos entre 1981 e 1995, ficaram em choque ao descobrir que já são considerados ultrapassados.
Teste: descubra se você é Cringe
Funciona assim: você começa o teste com 60 pontos e, a cada coisa/situação que você faz, gosta ou se identifica, você perde uma quantidade de pontos, que será identificado ao lado da situação. Exemplo: “você não vive sem café (-3)”, se você realmente não vive sem café, perde 3 pontos, caso não, fique com seus pontos intactos e assim vai. Entendeu? Bora!
- Você usa (e até gosta) do facebook: -1
- Curte usar hashtag nos posts: -1
- E pontuação nas frases (ponto, vírgula, exclamação…), mesmo online: -1
- Você reclama/reclamou da faculdade: -1
- E dá risada com ‘rs’, sem ser irônico: -3
- Gosta de cerveja: -1
- Inclusive a chama de ‘litrão’: -2
- E bebe muito no ‘fds’: -1
- É roqueiro: -1
- Mas também curte Taylor Swift: -1
- E Raça Negra: -1
- Ama a estética do minimalismo: -1
- Monta looks com calça skinny: -4
- Com sapatilha também: -5
- Finaliza com uma francesinha nas unhas: -2
- E com o cabelo repartido para o lado, nunca ao meio: -2
- Sente saudades dos anos 90: -1
- Das locadoras, do DVD e do VHS também: -1
- É fã de Friends: -2
- E da Disney: -1
- E de Harry Potter: -1
- Mas não gosta de anime: -1
- Você é pai de pet: -1
- Ou pai de plantas: -1
- Ama ler um jornal, impresso mesmo, para se atualizar: -3
- Ou assistir Globo News: -2
- Manda figurinhas da japonesinha no Whatsapp: -1
- Paga boletos: -3
- E reclama dos boletos na internet: -5
- Ama café da manhã: -4
- Ou café em geral: -5
RESULTADOS
E aí, qual foi a sua pontuação? Agora é o momento da verdade, vamos aos resultados:
SE FICOU ENTRE 41 E 60 PONTOS
Fique tranquilo, jovem gen z, você não é cringe. Você escapou com louvor de ser a vergonha da nova geração (e inclusive deve fazer parte dela ainda). Pode curtir a sua juventude em paz ouvindo Olivia Rodrigo, gravando dancinhas para o TikTok e divulgando suas fancans. Ufa!
SE FICOU ENTRE 21 E 40 PONTOS
Hmm, nem lá, nem cá. Você ficou no meio termo e pode dizer no melhor estilo Hannah Montana que está curtindo ‘o melhor dos dois mundos’. Provavelmente deve ter nascido bem na troca das gerações, acabou pegando características das duas e é o que chamamos de zellinnial. O legal é que você pode escolher a geração que mais se identifica.
SE FICOU ENTRE 0 E 20 PONTOS
Parabéns, você é Cringe! É, senhor millennial, não foi dessa vez que você conseguiu se livrar. O título de tiozão já é seu, pode incluir a frase ‘no meu tempo era melhor’ no seu vocabulário e aceitar que seus anos de jovialidade estão indo embora. E tudo bem, viu? Em breve criaremos um grupo de apoio para millennials que descobriram que já são adultos completos, sem ‘jovem’ na frente. Aproveite este momento para curtir muito Friends enquanto toma um cafézinho e paga os seus boletos.