Anúncio

O deputado estadual Arthur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei, veio pessoalmente ontem, dia 6, constatar a denúncia feita pelo corretor de imóveis Marcelo Teruel, sobre os danos na ponte na SP 270, cujos pilares estão completamente destruídos e representam um risco ao tráfego de carretas, ônibus e veículos no local.

O caso já havia sido noticiado pelo in Foco e por toda imprensa, mas Arthur foi o único deputado a atender a denúncia feita pelo corretor de imóveis. Val gravou um vídeo em seu canal no YouTube, no qual mostra a deteriorização dos pilares e enfatiza sua indignação em relação ao fato, frisando que o estado mais rico do país não pode admitir isso.

No momento da gravação, feita ao lado do denunciante inclusive, o deputado flagra várias carretas passando pela ponte. A ponte liga Piraju a São Paulo e está  localizada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). “Já solicitei com urgência uma reunião presencial no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para cobrar uma resposta do poder público sobre esse descaso”, frisa o deputado numa postagem em suas redes sociais.

Arthur e o corretor Marcelo durante vistoria ontem

Veja o vídeo completo no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=u_ZXbjDz1Qk

A denúncia

O vídeo mostrando imensos buracos nos pilares de sustentação da Ponte Jurumirim, em Piraju (SP), viralizou nas redes sociais e gerou preocupação entre os moradores nos últimos dias. As imagens foram registradas no quilômetro 297 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), pelo corretor de imóveis Marcelo Teruel , que contou que os problemas ficaram visíveis depois que o nível da represa ficou mais baixo.

“É uma bomba-relógio. Aquilo vai cair se continuar daquele jeito. É que antes a água estava acima daquelas trincas e ninguém via. Fico pensando em quantas outras pontes podem estar do mesmo jeito”, conta Marcelo.

Marcelo mora em Bauru, mas costuma passar os finais de semana em uma casa que aluga em Avaré e trabalha como corretor de imóveis na região.

Além de revelar as rachaduras nas vigas da ponte, a queda no nível da represa também fez surgir, nos últimos meses, uma ilha que estava submersa. O banco de areia no Rio Paranapanema foi considerado por ativistas um símbolo da crise hídrica no país e também foi o motivo que fez Marcelo navegar pela represa no último sábado (1º).

“Eu saí de jet ski e fui navegando porque queria ver como estava aquela ilha que surgiu porque secou bastante a represa. Aí chegando na ponte, ela começou a tremer conforme os carros passavam e eu vi uns buracos. Decidi filmar para ver se chega nas autoridades porque passa muita gente ali”, relata.

O corretor de imóveis publicou o vídeo nas redes sociais e, até terça-feira (4), a postagem tinha mais de 330 mil visualizações no Tik Tok. No Facebook, as imagens tiveram mais de 1,4 mil compartilhamentos.

“Postei para ver se alguém resolve isso porque é um risco enorme. Não precisa ser nem engenheiro para ver que é um risco”, afirma o morador.

Questionado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não informou se os buracos nos pilares de sustentação da Ponte Jurumirim oferecem risco aos moradores.

Em nota, o órgão disse que “foi feito um relatório com inspeções técnicas (inclusive subaquáticas) a respeito da estrutura da ponte sobre o Rio Taquari (SP 270, km 295,3) e, com base neste, o Departamento já estuda a realização de um processo licitatório para recuperar os problemas detectados”.

(Fonte parcial G1 e Facebook)