Anúncio

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje, 07, que vai manter a fase do Plano São Paulo contra a covid-19. Entretanto, o horário de funcionamento das atividades será ampliado.

A partir desta sexta (09), bares, restaurantes, padarias, shoppings, comércio e serviços poderão funcionar até 23h em todo o estado. A medida ficará em vigor até 31 de julho. Atualmente, o horário limite é 21h.

O toque de recolher será mantido, mas das 23h às 5h. Doria reforçou, porém, que as Prefeituras têm liberdade para aplicar medidas mais restritivas do que as definidas pelo plano.

Vale lembrar que Avaré não está seguindo o plano de transição e que o decreto em vigor até o dia 15 determina lockdown noturno das 19 às 6h.

 

VOLTA ÀS AULAS

Durante a entrevista coletiva, o governador anunciou ainda que a volta as aulas presenciais no ensino técnico e superior está marcada para 02 de agosto. Os alunos poderão retornar às instituições presencialmente com taxa de ocupação de 60% nas faculdades de tecnologias, universidades públicas e privadas, com obediência a todos os protocolos preventivos de saúde, como uso de máscara e álcool gel.

 

EVENTOS

O Estado de São Paulo vai realizar 30 eventos “modelo” com pessoas vacinadas e testagem obrigatória a partir de 17 de julho. O anúncio também foi feito por Doria nesta quarta.

“Com a melhoria dos indicadores da pandemia, vamos dar um novo passo na retomada econômica no Estado de São Paulo. Vamos iniciar o acompanhamento de 30 eventos nas áreas de Cultura, Negócios, Lazer e Turismo. Os eventos serão realizados com testagem obrigatória e pessoas vacinadas, mantendo rígidos protocolos sanitários para segurança, controle e monitoramento dos participantes”, detalhou Doria.

O objetivo é impulsionar uma retomada gradual e segura dos eventos nestas áreas, segundo o governador.

 

VACINAÇÃO

Doria também anunciou que o Instituto Butantan vai antecipar em 30 dias a entrega de 100 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, com o objetivo de acelerar a vacinação em todo o país. Serão 47 milhões de doses complementares do contrato até 31 de agosto de 2021. A data prevista era 30 de setembro.

O Butantan já concluiu a primeira etapa do contrato, de 46 milhões. O Instituto agora cumpre a segunda parte do acordo, de 54 milhões. O Butantan precisa entregar mais 47 milhões de doses para concluir o contrato.

O governador informou ainda que adquiriu diretamente do laboratório Sinovac, com sede em Pequim, 4 milhões de doses da vacina Coronavac. Deste total, 2,7 milhões chegam ainda nesta quarta a São Paulo. Até 26 de julho, chegam mais 1,3 milhão de doses.