Anúncio

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Avaré Michel Saad, a segurança será reforçada neste domingo, dia do segundo turno das eleições. No município, está tudo pronto para a eleição do dia 30.

Em Avaré, 68.765 eleitores estão aptos a votar no domingo (30) para eleger presidente e governador; como são apenas dois cargos, a votação deverá ser mais rápida e sem filas.

Ao todo, a cidade tem 214 seções espalhadas em 26 locais de votação.  O maior colégio eleitoral de Avaré continua sendo o PAN com 5.449 eleitores e o menor é a EMEB Prof. Celinha Villela Duarte Bruno no Costa Azul, com 462 eleitores.

No primeiro turno, seis urnas foram trocadas por apresentarem problemas  nas escolas Flávio Nascimento, ETEC, colégio Dimensão, Dondoca, Padre Emílio Immos e João Teixeira. Além disso, após a eleição o in Foco apurou que uma eleitora foi impedida de votar porque alguém teria votado em seu lugar; o que descobriu-se é que foi um erro na transmissão da biometria da eleitora, erro explicado em nota pelo próprio TRE.

No primeiro turno, a abstenção em Avaré,  foi menor em comparação com a eleição passada (2020).

Segundo dados do Cartório Eleitoral, 17.616 eleitores se abstiveram de votar no dia 2 de outubro, cerca de 25.66% do eleitorado;  os votos nulos representaram 3,69% com 1.882 eleitores  anulando votos e 1.393 eleitores (cerca de 2,73%) votaram em branco. A soma de nulos, brancos e abstenções representa 30,43% do total de eleitores do município.

Nas eleições de 2020 (pleitos municipais), a abstenção representou 31,46%, enquanto brancos foram 5,14% e nulos, 7,02%. Assim, não só as abstenções caíram em comparação com a última eleição, como brancos e nulos também. A abstenção deste ano ficou exatamente no mesmo patamar da eleição de 2018: 25,66%, assim como nulos (3,69%) e brancos (2,73%).

Para confirmar seu local de votação, basta acessar um dos links abaixo ou ainda baixar o aplicativo E-título.

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo