O mundo parece viver uma epidemia para a qual ainda não se tem vacina: a falta de educação. Seja no mundo real ou virtual, ela só tem aumentado e é evidente que as redes sociais tem contribuído para disseminar este vírus. Nelas, a maioria das pessoas escreve o que não falaria pessoalmente, normalmente.
Além da arrogância e grosseria, há claramente uma falta de bom senso que se reflete em pequenos detalhes como um cumprimento antes de enviar uma mensagem no whatsApp, considerando que é um aplicativo de conversas. Receber uma mensagem de alguém conhecido ou não, sem um cumprimento ou apresentação, é entendido como falta de educação, assim como incluir pessoas em grupos sem a devida autorização delas, além da claro, falta de resposta. Tem coisa mais elegante que uma pessoa que responde às mensagens?
Pesquisas mostram que grosseria é o tipo de coisa que mais causa insatisfação entre pessoas e pior: ela é contagiosa e normalmente associada a gente mal humorada e chata. Algumas dicas de etiqueta podem fazer bem a todo tipo de relacionamento.
- Cumprimentar do jeito certo
“Oi” pode ser dito para os amigos e interações mais informais enquanto o “olá” parece um pouco mais seco, mas ainda informal. No entanto, ambos são mais convidativos que o “bom dia/boa tarde/boa noite”, que serve mais para situações formais ou profissionais. Apesar de necessário em determinados casos, evite a formalidade excessiva e tente ser mais conciso.
- Reduza o número de ligações
Para atender uma chamada é necessário largar tudo o que se está fazendo para ouvir o outro. Muitas pessoas, portanto, se incomodam de ter de resolver problemas — não urgentes — por ligação quando estes poderiam ser discutidos por mensagem. Muitas vezes, uma ligação não esperada é comparada a hóspedes que aparecem na sua casa sem avisar. A especialista em etiqueta Christina Tubbritt diz que há 10 anos era muito comum ligar para os outros, mas hoje isso pode ser entendido como invasão de privacidade.
- Não espere horas para responder uma mensagem
Se alguma mensagem recebida por você aparecer como “lida”, seria educado respondê-la o mais rápido possível. Se ainda não tiver uma resposta para a pergunta ou se estiver ocupado, diga que irá responder mais tarde — e indique o horário aproximado, se possível. Caso contrário, você pode passar a ideia de que está ignorando a pessoa.
- Quanto aos e-mails, há uma convenção de que podem ser respondidos até o final do dia.
- Não tenha tanta pressa
Também não é muito educado apressar alguém a responder. Não precisa escrever “Alôô?” ou “Cadê você?” se a pessoa não estiver respondendo. Caso o assunto seja urgente, faça uma pergunta mais esclarecedora, como, por exemplo, questionar se informações adicionais são necessárias ou não, para que o interlocutor possa dar uma resposta mais concreta.
- Não abuse dos prints
Alexandra Karepina, autora do livro Correspondência 2.0: como resolver questões por chats, redes sociais e e-mails (em tradução livre), considera inaceitável enviar estas informações por meio de print: logins, senhas, links, números de telefone e de cartões bancários. Opte pelo texto. Em primeiro lugar, poucos ficarão felizes de ter de escrever à mão longas sequências de números e combinações de símbolos diferentes, pois vão gastar muito tempo com isso. Em segundo lugar, há grandes chances de errarem a ordem e enviarem o dinheiro para a pessoa errada, por exemplo.
- Saiba dosar as mensagens de voz
Esse método de comunicação é mais conveniente apenas para aqueles que enviam tais mensagens. O destinatário, por outro lado, precisará buscar os fones de ouvido ou encontrar um lugar silencioso para escutar os seus áudios. Além do mais, isso exigirá muito mais tempo (principalmente para aqueles áudios de cinco minutos) do que se você explicasse a situação por escrito resumidamente. É mais fácil, também, se perder nas ideias quando enviamos mensagens de voz.
- Respeite o tempo de descanso de cada um
Qualquer pessoa precisa de um tempo para relaxar e não pensar em assuntos de trabalho. Por isso, não é aconselhado importunar seus colegas com perguntas de trabalho das 22h às 9h. Também evite abordar tais assuntos nos finais de semana. Primeiro, o descanso é necessário para qualquer um. Segundo, até que a segunda-feira chegue, sua pergunta já pode ter sido esquecida, ou seja, não acrescentará nada a ninguém fazê-la com antecedência.
- Emoticons
Os emoticons, ou emojis, devem ser usados com parcimônia, pois além de poluir visualmente a tela da conversa dão um tom informal e infantilizado à comunicação. Em mensagens empresariais não utilize estes ícones, pois passam a impressão de falta de profissionalismo.
- Fotos banais
Ninguém está interessado em ver a foto do seu almoço ou do seu cafezinho; reserve as fotos banais do dia a dia para outras redes sociais e não para lotar o celular dos seus contatos.
- Atenção para o conteúdo
Correntes, piadinhas, conteúdo de teor pornográfico, orações e conversas escritas palavra por palavra, mensagens motivacionais cansam qualquer um nos grupos. Ninguém merece abrir o aplicativo e ter trezentas mensagens não lidas sobre banalidades.
- Mensagens no grupo
Só escreva nos grupos o que for de interesse comum a todos e que estiver relacionado ao tema do grupo, da forma mais sucinta possível. A quantidade excessiva de mensagens acaba com a bateria dos participantes e as notificações na tela incomodam.
- Desviar do objetivo do grupo
É extremamente irritante entrar num grupo de estudos, profissional, ou até de algum tema específico e ver que todo mundo conversa sobre tudo, menos sobre o tema. Pior ainda quando as pessoas enviam vídeos que acabam com a bateria dos participantes e podem prejudicar as pessoas no ambiente profissional. Por incrível que pareça, existem pessoas que têm a cara de pau de vender produtos nos grupos.
- Adicionar todo mundo no grupo
Quando você adiciona alguém a um grupo sem consentimento, além de deixar a pessoa confusa quanto ao motivo, ainda acaba expondo seu número de telefone. É uma “sinuca de bico”, pois quando a pessoa decide sair do grupo, se não der satisfação aos participantes, acaba sendo vítima de rumores e fofocas.
- Checar mensagens
Em uma reunião profissional é de péssimo tom ficar checando mensagens do WhatsApp, primeiro porque é um desrespeito com os outros participantes e também passa uma imagem de desinteresse para a empresa. O mesmo vale para quando você está conversando pessoalmente com alguém – deixe para checar as notificações mais tarde.
- Discussão nos grupos
Quando tiver um assunto pessoal com algum membro do grupo, lave a roupa suja por mensagem privada. Os outros participantes não merecem ficar assistindo o bate boca de camarote, exibido em diversas notificações na tela.
- Administrador de grupos
O administrador não é aquele que quer reunir os amigos para jogar conversa fora. Antes de formar um grupo, pense em um objetivo claro e de interesse comum a todos. Ao convidar as pessoas, explique o motivo do convite, a finalidade do grupo e quem são os novos participantes.
- Público ou privado
Quando te perguntarem algo por mensagem, responda no privado, e quando te perguntarem em um grupo, responda por ali. Também nunca fale de alguém do grupo como se a pessoa não estivesse lá – é uma tremenda falta de educação.
- Nome estranho
É muito chato ser abordado por desconhecidos, ainda mais quando usam um nick estranho ou só o número de telefone. Ninguém é obrigado a descobrir com quem está falando, portanto, se apresente ao adicionar alguém.
- (Fontes Instituto Engenharia, Incrível e Revide)