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Observamos que os relacionamentos interpessoais dentro das empresas e organizações, mudaram muito nas últimas décadas e mais notadamente neste período pandêmico.

Uma das principais posturas elencadas como fundamentais nas empresas é a liderança, e como consequência, a gestão de pessoas é algo cada vez mais estratégico e necessário para o alcance dos objetivos e da lucratividade das Organizações.

Em contraponto, verificamos a velha forma de fazer gestão, seja de empresas ou de pessoas, em especial no tocante à maneira como as pessoas são tratadas, sem diálogo e com imposição, intimidação e não raro com posicionamentos machistas, racistas ou discriminatórios.

Um chefe, e aqui não estamos falando da nomenclatura do cargo, é aquele que vê apenas os interesses próprios, antes mesmo dos interesses da empresa ou da equipe, sua fala sempre se traduz no “Eu” ao invés de “nós”, que procura culpados pelos erros que acontecem e que não assume responsabilidade sobre os resultados ou desempenho dos colaboradores.

Já um líder é aquele que agrega, dialoga e sabe ouvir pessoas com suas diferentes visões e experiências. Isso não significa que será uma pessoa que apenas obedece a equipe e sim, alguém que tem uma visão compartilhada de responsabilidades, tarefas e objetivos. Normalmente um líder é sensato, tem boa visão de futuro, vê as diferentes possibilidades e potenciais de seus colaboradores e equipes, e tem entre outros objetivos formar novos líderes, sem medo ou insegurança em dividir seus conhecimentos e experiências.

Na nossa opinião, uma diferença fundamental entre Líder x Chefe, é que o Líder tem a capacidade de olhar para as pessoas de uma maneira humanizada, levando em consideração as dificuldades que todas as pessoas têm, sabendo separar quando os colaboradores não querem fazer alguma coisa e se engajar, ou quando realmente tem um desafio pessoal ou profissional que precisa da mentoria ou ajuda deste líder na condução das diversas situações que ocorrem dentro do ambiente da empresa.

Na atualidade, é fundamental termos líderes humanizados dentro das Organizações, pois mesmo sendo passíveis de erros, eles têm a humildade em reconhecer suas falhas e até aprender com os colaboradores, sem “perder” sua autoridade e o respeito dos seus liderados.

Se olharmos mais detalhadamente para as empresas hoje em dia, uma de suas principais necessidades certamente está relacionada com a gestão de pessoas e o foco em formar, cuidar e desenvolver suas Lideranças, seja nas competências técnicas ou principalmente na postura profissional, em seus comportamentos e atitudes, bem como a saúde mental. Esse foco nos Líderes é essencial, pois são as pessoas mais estratégicas dentro das empresas, que apontam a direção para as equipes, realizam a gestão de pessoas e auxiliam diretamente no atingimento de metas e objetivos empresariais.

Por outro lado, os chefes são aqueles que se julgam vítimas das mudanças, sejam elas de ordem tecnológica ou de qualquer outra natureza, e criam o hábito de reclamar com frequência, culpabilizando circunstâncias, pessoas e as próprias empresas, dificilmente olhando para si e verificando a parcela de autorresponsabilidade para mudanças necessárias e na vontade genuína de contribuir com os colaboradores e formar novos líderes.

Agora perguntamos: Você é Líder ou Chefe? Na sua empresa tem mais líderes ou chefes? Como mudar a postura das lideranças na sua empresa? Como desenvolver os líderes atuais ou formar novos líderes?

Existem várias possibilidades: Programas de Desenvolvimento de Lideranças em grupo ou individualmente, Programas de Mentoria ou Coaching, Treinamentos, Vivências… enfim um gama de opções para mudar! E você ou sua empresa está esperando o que para iniciar um processo de mudança? Sigamos em frente!