Imagem ilustrativa

A economia local cresce, mas a contratação não acompanha o ritmo — não por falta de vagas, mas por falta de qualificação. Uma pesquisa informal realizada pelo portal in Foco com diversos empresários de Avaré revelou um gargalo preocupante no mercado de trabalho da cidade: a extrema dificuldade de encontrar profissionais capacitados para cargos burocráticos e operacionais.

O gargalo se mostra ainda mais acentuado em áreas estratégicas para o funcionamento de qualquer empresa, como Administração, Recursos Humanos (RH) e rotinas burocráticas.

Segundo os empresários ouvidos pela reportagem, o problema vai desde a falta de conhecimento técnico básico até a ausência de postura profissional e habilidades comportamentais no ambiente corporativo (soft skills).

Entre as maiores queixas apontadas na pesquisa estão:

  • 📄 Despreparo em rotinas burocráticas: Dificuldade em manusear sistemas de gestão, interpretar documentos básicos, elaborar relatórios e compreender processos fiscais e contratuais simples.
  • 👥 Falta de qualificação em RH: Escassez de candidatos preparados para gestão de pessoas, rotinas trabalhistas, recrutamento assertivo e atendimento ao colaborador.
  • ✍️ Deficiência na comunicação básica: Falhas graves na escrita da língua portuguesa, dificuldades de redação comercial e problemas de postura corporativa no atendimento ao cliente e público interno.
  • 🛠️ Despreparo da mão de obra geral: Falta de preparo para lidar com prazos, trabalhar em equipe e utilizar ferramentas digitais essenciais do dia a dia.

“Muitas vezes abrimos a vaga com urgência, mas o processo seletivo se arrasta por semanas porque os currículos não preenchem os requisitos mínimos para o trabalho administrativo diário”, desabafou um dos comerciantes consultados.

Diante desse cenário, a avaliação unânime dos entrevistados é de que Avaré precisa com urgência de uma oferta ampliada de cursos preparatórios e capacitações de curta e média duração, voltados especificamente para esses segmentos.

Para o setor produtivo, parcerias entre o poder público, entidades de classe (como Associação Comercial e Sindicatos) e instituições de ensino técnico são fundamentais para criar oficinas e cursos práticos que preparem o trabalhador avareense de forma rápida e eficiente.

A qualificação da mão de obra é vista como o único caminho para que o comércio e a indústria de Avaré ganhem competitividade, retenham talentos na cidade e ofereçam empregos com melhores salários.