Anúncio

Avaré comemora seu aniversário. Diariamente, outras cidades e milhares de pessoas no mundo também. As comemorações ganharam mais peso com as redes sociais, mas você já se perguntou desde quando celebramos aniversários?

De origem latina a palavra aniversário é a junção das palavras annus (ano…é, pode rir!rs) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. O hábito de comemorar a data do nascimento teve início na Roma Antiga, os tradicionais bolos surgiram na Grécia pelos adoradores da Deusa da caça Ártemis que tinham como costume levar para a Deusa um bolo redondo que simbolizava a lua com várias velas por cima.

Nas sociedades primordiais as comemorações eram restritas na Grécia e no Egito era apenas para deusas e faraós, na Roma para o Imperador e sua família. Foi na Alemanha na Idade Média que os festejos começaram a se tornar mais tradicionais, pois os camponeses começaram a festejar os aniversários dos filhos com bolo e velas uma com a idade da criança e outra que simbolizava a Luz da Vida.

Na Idade Média as pessoas acreditavam que existiam espíritos bons e maus, e havia a crença de que nos aniversários os espíritos maus causassem mal para o aniversariante. Por isso ficar rodeado de amigos e familiares o protegeriam. Os presentes no caso seriam oferendas que protegeriam ainda mais o aniversariante, assim como a refeição ajudaria na presença dos espíritos bons. As festas de aniversário desse tempo tinham assim como objetivo blindar o aniversariante do mal. Atualmente, as festas de aniversário tem como objetivo celebrar mais um ano de vida na companhia de amigos, familiares e pessoas importantes na vida do aniversariante.

Os aniversários no Mundo

Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia

As meninas desses países têm direito a duas festas de aniversário por ano. Isso deve-se ao fato de que a maior parte delas tem nomes de santas e por isso é hábito comemorarem na data de nascimento e no dia da sua padroeira.

Finlândia

Na casa do aniversariante é costume hastear a bandeira do país. A tradição obriga a que seja servido um excelente pequeno almoço com a família.

Senegal

Neste país a moda é preparar vários tipos de carne para homenagear a pessoa aniversariante. E convém que se esteja com energia extra (e dinheiro), pois a tradição obriga a que toda a vizinhança tenha direito a saborear o churrasco do aniversariante.

Tailândia

Em vez de uma festa de arromba, o aniversariante aproveita seu dia para agradecer a vida e fazer boas ações, entre elas, distribuir alimentos aos monges budistas que passam pela rua.

México, Chile, Cuba e El Salvador

Durante a festa, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a piñata (vaso de barro cheio de guloseimas) com um pau de madeira, enquanto os amigos e familiares cantam músicas tradicionais de seu país.

Coreia

Na primeira festa de aniversário a criança coreana é colocada em frente a uma série de objetos trazidos pelos convidados. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma sugestão do seu futuro e da sua futura profissão. Se, por exemplo, ele escolher um carretel de linha, significa que terá uma vida longa e se escolher um livro será totalmente dedicado aos estudos. Por outro lado se escolher dinheiro ou arroz terá sucesso financeiro quando for adulto.

 

(Fonte Superinteressante e A Origem das Coisas)