Anúncio

As datas comemorativas têm a sua importância: lembrar de conquistas, direitos, pessoas que, de alguma forma, mudaram o mundo para melhor, e marcar aquelas que ainda hoje têm um papel importante na sociedade. Uma parte se tornou mote de vendas; vide o Dia das Crianças, dos Pais, Mães, Namorados, etc… Há muitas datas importantes (além de alguns feriados), mas também há datas obsoletas como (com todo o respeito) dia do Vereador (1 de outubro) e dia do Prefeito (6 de outubro). As bizarrices não se restringem apenas a outubro.

15 de janeiro, por exemplo, é dia nacional dos adultos, data criada (adivinhe?) no Brasil em resposta ao Dia das Crianças. Não deu certo, claro. Até porque, o que há para se comemorar na vida adulta? Acordar cedo, pagar boleto, declarar IR e pegar fila? (hunf!) Em Santa Catarina, comemora-se em 24 de abril, o Dia estadual do Samurai – tudo a ver com o estado. Sem comentários… Em Esperantina (PI) foi criado o dia municipal do Orgasmo em 9 de maio (nem adianta querer comemorar se você não é Esperantinense, tá! Rsrs). Essa vale a pena saber mais.

Em 2001, o então vereador Arimatéia Dantas, usou como slogan de seu projeto “Fome Zero, Orgasmo Dez”. Mesmo usando um dos programas sociais da década passada para fazer piada, o objetivo da data era discutir tabus sexuais, principalmente sobre o prazer feminino. Dá pra imaginar que a última coisa que o povo fez foi discutir heheheh

Dia 23 de agosto, é oficialmente o Dia da injustiça. Onde? Aqui, claro! Onde mais poderia ser? Apesar da escolha infeliz do nome, a “comemoração” foi criada por lei para, supostamente, refletirmos sobre as injustiças na nossa sociedade. Na verdade, nenhum órgão oficial soube explicar direito o significado da data… Mas em se tratando dessa data, podemos comemorar todos os dias.

Não satisfeitos com as bizarrices, criaram no último dia do ano (31 de dezembro),  o dia das Devoluções. Assim, se você precisa de uma desculpa jurídica para cobrar aquele seu amigo que nunca devolveu o game que você emprestou, taí a data perfeita!O Dia das Devoluções foi instituído por lei. A ideia é que, retornando os empréstimos, você estará pronto para começar o ano novo mais leve. Oi? Coisas de Brasil...

Mas não é só aqui datas estapafúrdias são criadas. Nos EUA, o PI é comemorado em 14 de março. Não sabe quem é? É aquele número chato, que representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico. É representado pela letra grega π.  Nos países de língua inglesa, a data é escrita com o mês na frente (3/14), o que ajuda a lembrar o valor aproximado dessa constante matemática. A primeira festa pro PI rolou em 1988, em um museu de São Francisco, nos EUA, mas se espalhou pelo mundo. O prato tradicional é torta (“pie”, cuja pronúncia em inglês é a mesma de pi). Alguns lugares também comemoram o “Dia da Aproximação do Pi”, em 22/7, já que 22 dividido por 7 dá 3,14…affffffffff

Dessa não há quem não goste: 28 de maio, Dia da masturbação, data americana, off course! Desde 1995, o mês inteiro é dedicado à prazerosa prática. Mas o papo é sério: a comemoração foi instituída como uma campanha de conscientização após os índices alarmantes da epidemia de Aids no anos 80 e 90.

Também de origem americana, 24 de junho é o Dia mundial do disco voador. Mas atualmente a data é celebrada por todo mundo. Ufólogos escolheram uma das datas mais emblemáticas para os interessados no tema. Foi nesse dia que, em 1947, o aviador Kenneth Arnold, dos EUA, teria avistado nove aeronaves não identificáveis. Seu caso se tornou muito famoso na época, sendo um dos projetos de estudo originários no campo da ufologia.

Por fim (senão a matéria não acaba…), tem 1º de agosto, Dia mundial do dedo do meio. É isso mesmo! E a data é mundial! A data polêmica ainda não foi oficializada em lugar nenhum – exceto na internet, aquele antro de gente desocupada! Kkkkkk Segundo os organizadores, “é um dia para celebrar sua liberdade de se opor usando o gesto universal: o dedo do meio”. Claro que não precisou de muito para que a ideia viralizasse.

 

 

(FONTES Mundo Estranho, Livros Datas Comemorativas e Outras Datas Significativas, da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, Coleção de Leis do Império do Brasil – 1822, diversos autores, e Breviário Cívico, de Coelho Neto, e jornal laboratorial Zero – UFSC)