Anúncio

 

Pandemia, histeria, fobia, fecha tudo, abre tudo, com plano, sem plano, fase vermelha, roxa, preta, protesto, discussões, manifestações, política, esquerda, direita, Lula, Bolsonaro, economia, aumentos, gasolina, supermercado, inflação, vacina, antivacina, fura-fila, positivo, negativo, covid, internação, sem UTI, sem medicamento, sem oxigênio, sem amanhã, sem futuro, sem perspectiva, com depressão, com estresse, com máscara, sem máscara, passa gel, lava mão, toma banho, pega fila, meus sentimentos, luto, tristeza, lágrimas, isolamento, distanciamento, virtual, presencial, escola abre, escola fecha, revolta, injustiça, auxílio, pobreza, desespero, fechamento, falência, desemprego, colapso, fica em casa, sai de casa, denúncia, sem fiscalização, desgovernos, confusão, lockdown, caos. Tente ler esse primeiro parágrafo sem respirar. É assim que estamos vivendo, cada um com suas dores íntimas, mas todos com a dor coletiva.

Não dá para saber exatamente como historiadores retratarão este momento, mas dá para ter certeza de uma coisa: está sendo traumático e extremamente doloroso. Exatamente um ano de pandemia, vivemos o ‘apogeu’ da doença que vem fazendo vítimas de forma desenfreada desde o início do ano. Resultado de uma série de fatores – desleixo com as medidas de prevenção, irresponsabilidade das pessoas em ignorar estes protocolos, falta de fiscalização por parte das autarquias competentes (PM e Vigilância Sanitária) e claro, o desgoverno geral, desde o federal ao municipal.

Não por acaso, o Brasil tem alarmado o mundo pela forma como lida (ou não) com a pandemia e chega ao pior momento da doença batendo recordes de óbitos. Bem, espera-se que este momento não se prolongue e não piore, embora especialistas (infelizmente) digam o contrário.

Na contramão do mundo, enquanto a crise se agrava, Jair Bolsonaro negligencia a compra de vacinas, sabota o isolamento social e o uso de máscara, tentando transferir a crise para os governadores, criando uma cortina de fumaça para sua irresponsabilidade. É o principal culpado pela tragédia. E não foi por falta de aviso. Desde o início da pandemia, há um ano, técnicos e especialistas têm advertido para os perigos da Covid-19 e seus potenciais desdobramentos no país. Mike Ryan, diretor-executivo de emergências da OMS, declarou que o Brasil vive uma “tragédia” e que a situação deve servir de lição ao mundo. “Nenhum outro país está lutando com números recordes de mortes e o sistema de saúde à beira do colapso. Ao contrário, várias outras nações que foram atingidas severamente caminham para a normalidade”, registrou o New York Times. Não importa se é segunda onda ou curva; o que realmente preocupa é que enquanto as mortes aumentam, presidente, governadores e prefeitos não se entendem, não chegam a nenhum consenso de como realmente frear os índices.

Enquanto numa semana, o aumento de mortes foi de 11%, no mundo houve queda de 6%. Mais de 12% dos óbitos do planeta acontecem no Brasil. O infectologista Anthony Fauci, principal autoridade da força-tarefa criada pela Casa Branca contra a doença, disse que a situação no Brasil é “muito difícil”. O País está na contramão do mundo. E virou uma ameaça global, capaz de gerar variantes novas e ainda mais letais. No início do ano, as imagens do colapso na saúde no Amazonas rodaram o mundo e se tornaram um retrato do flagelo. Agora, o Brasil inteiro está colapsando e se tornando uma Manaus. Ao mesmo tempo, muitas pessoas parecem viver em outro país, onde não há pandemia e continuam – apesar da catástrofe – fazendo festa clandestina, se aglomerando e vivendo sem máscara, como se não ‘houvesse amanhã’.

Em todas as regiões a situação se agrava. Várias capitais enfrentam colapso e ultrapassam a marca de 100% dos leitos de UTI ocupados. Hospitais viraram campos de guerra.  Imagens de funcionários cansados e horrorizados com as mortes e os dramas que enfrentam, impotentes, se multiplicam. É impossível não se emocionar diante da tragédia que se repete em todo o País.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Brasil inteiro apresenta piora de indicadores da Covid-19, afirma a Fiocruz. “É a ponta do iceberg de um patamar de intensa transmissão”, diz a instituição.

A taxa de transmissão atingiu a marca de 1,13, de acordo com o Imperial College de Londres. É um aumento expressivo- transmissão acima de 1 significa falta de controle do avanço da doença.  O neurocientista Miguel Nicolelis afirma que a perda de vidas pode chegar a 500 mil (dados de abril de 2021) Essa seria a proporção do desastre brasileiro.

 

O que alarma a comunidade internacional não é apenas a escalada de casos no País. A falta de dados confiáveis sobre a circulação de novas variantes e o controle deficiente de viajantes têm levado outros países a se debruçar sobre a exceção brasileira. A chamada P.1, cepa detectada inicialmente em Manaus, circula sem qualquer tipo de controle. Pior: o próprio Ministério da Saúde promoveu a sua disseminação ao encaminhar pacientes do Amazonas para outros estados. Pesquisadores da Fiocruz descobriram que essa variante aumenta a carga viral em dez vezes.

Um estudo da Universidade de Oxford e da USP concluiu que ela é até 2,2 vezes mais infecciosa que a tradicional, além de propensa a causar reinfecção. Na Europa, viajantes que passaram pelo Brasil já são alvo das autoridades – uma demonstração de como a pandemia fora de controle já se transformou em uma crise de imagem do Brasil, que corre o risco de ficar isolado do mundo. “O Brasil é um laboratório a céu aberto para o vírus se proliferar e desenvolver mutações”, diz Nicolelis.

Diante desse cenário, o presidente continuou causando caos, ao invés de liderar o País. “Chega de frescura e mimimi, vão chorar até quando?”, declarou. Dias antes, compareceu a um almoço “alegre” e “bem descontraído”, nas palavras do deputado mineiro Fábio Ramalho, que preparou um leitão para a ocasião. Bolsonaro minimizou a situação. “A Saúde no Brasil sempre teve seus problemas e a falta de UTIs era um deles”, afirmou. Ainda criticou a imprensa, dizendo que “criaram pânico”. Aliando desatino à desfaçatez, disse que as mortes por coronavírus interessam a “alguns setores da sociedade”.

Para ele, alguns políticos preferem que os pacientes fiquem em estado grave nos hospitais. A demagogia com os problemas na saúde e as mentiras em série já marcaram Bolsonaro como o pior líder mundial na pandemia. Sistematicamente negou o trabalho dos especialistas, inventou tratamentos mágicos e fez a propaganda de placebos, como a cloroquina.

A insensatez do presidente não tem fim; a cada dia, ele consegue sempre se superar para pior, combatendo não o vírus, mas quem está lutando contra a pandemia.  “Tem idiota que diz que vai comprar vacina. Só se for na casa da tua mãe”, desafiou, referindo-se aos governadores sobre a aquisição de vacinas, mostrando novamente que sabota a imunização por cálculo político.

Mesmo depois da aquisição tardia do Ministério da Saúde, especialistas dizem que não será possível frear a escalada atual da pandemia – lamentavelmente. E com respaldo jurídico, estados e municípios tem que correr atrás das vacinas, enquanto o presidente ironiza e questiona até mesmo o número de mortes.  A única coisa que parece se ocupar é da criação de conflitos.

Seria impossível “atualizar” esse cenário; além de assistir, impotente, o aumento de casos e mortes, os brasileiros se sentem abandonados a própria sorte já que os políticos estão mais preocupados com 2.022. Órfãos de qualquer governo. Em meio a tudo isso, ainda tem gente que vai às ruas pedindo “intervenção militar”.

Sem coordenação nacional, o país é em si, uma UTI colapsada. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) defende a adoção imediata do lockdown em locais com ocupação de UTIs acima de 85% e toque de recolher nacional, das 20h às 6h. É a única solução apontada por especialistas para interromper a propagação. É o que diversos países fizeram com sucesso, como Reino Unido e, mais recentemente, Portugal. E é o que o Brasil precisa fazer, superando os obstáculos criados por um presidente que usa o risco econômico como anteparo para uma política genocida. No final, ele está ceifando ambos: o futuro e a vida.

O “remédio” seria muito amargo, já que o clima econômico atual é extremamente difícil para muitos negócios e proprietários, e os pequenos empreendedores são os que mais sofrem para continuar e focar apenas em sobreviver. Mas chegou-se a um ponto que há poucas alternativas além da vacinação e dos protocolos de segurança.

E em meio a tudo isso, estamos nós – eu e você –  perdidos no caos. É simplesmente impossível não enlouquecer.