Anúncio

Mitologia Grega é um conjunto de histórias e lendas sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas e centauros. Originou-se e desenvolveu-se por volta de 700 a. C. Os deuses, além de ter forma humana, possuíam sentimentos humanos como o amor, a inveja, a deslealdade, a ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum que os deuses se apaixonassem por humanos e com eles terem filhos. Porém, diferentemente de seus pais, eram mortais.

Os deuses do Olimpo se dividem em várias classes. A classe superior é formada por deuses como: Zeus governante dos demais deuses; Hera, deusa protetora dos casamentos, irmã e esposa de Zeus; Apolo, deus da luz, da poesia e da música; Atena deusa da sabedoria; Afrodite, deusa do amor e da beleza, entre tantos outros.

A classe inferior era formada por deuses como Hades, deus do inferno e Dionísio, deus do vinho. Além desses havia as ninfas, os heróis e os filhos de deuses com humanos.

Hera, conhecida também como rainha do Olimpo, não tinha uma vida fácil. Seu marido possuía várias amantes, o que a deixava muito irritada. Ciumenta e com uma personalidade muito forte, procurava vingar-se de todas as amantes e também dos filhos que nasciam dessas traições. Perseguia-os sem piedade. Uma das vitimas de Hera foi Io, amante de Zeus, transformada por ele em vaca diante da suspeita de sua esposa. Desconfiada, pediu a ele o animal como presente e colocou Argos, um monstro de muitos olhos, que não dormia nunca, para vigiá-la.

Zeus, compadecido, pediu a seu filho Hermes para matar o animal, libertando a pobre Io. Outra vítima de Hera foi a deusa Calisto que, com sua beleza encantadora, acabou conquistando o poderoso Zeus e com ele teve um filho. Mãe e filho foram enfeitiçados, transformados em estrelas e enviados para o céu: são a Ursa maior e a Ursa menor.

Hércules talvez tenha sido de longe a maior vítima de Hera. A perseguição iniciou-se quando Zeus apaixonou-se por sua mãe, Alcmena. A partir de então Hera passou a arquitetar inúmeros planos para destruir a criança, desde colocar serpentes em seu berço, até fazê-lo assassinar os próprios filhos. Para redimir-se do crime, foi obrigado a realizar os Doze Trabalhos de Hércules, que lhe custaram muitos anos de sua vida.

Hera pode ser considerada uma deusa ferida em sua feminilidade. Teve um casamento infeliz, mas seu ressentimento jamais foi direcionado ao marido, sempre para as amantes e aos seus filhos. Ser a esposa de Zeus era sua prioridade, não existindo para ela a possibilidade de separação. Anulou seus desejos em prol da imagem de esposa perfeita. Hera passou a vida como uma deusa venenosa e vingativa.

 

Alcmena: mulher de Anfitrião e mãe de Hércules.

Hera: deusa e rainha do Olimpo, conhecida também como a deusa protetora do casamento, da vida e da mulher.

Hércules: é um dos mais notáveis heróis e semideuses da mitologia

Io: era uma linda princesa de Argos e sacerdotisa do templo de Hera, por quem Zeus se encantou e tomou como amante.

Zeus: deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e justiça.