Anúncio

 A história da humanidade se repete ao longo do tempo em ciclos. De forma diferente, os acontecimentos mostram como o homem continua a repetir os mesmos erros. Nas guerras, por exemplo, nunca existem vencedores, todos perdem. Os triunfos são sempre ilusórios, principalmente pelo caos social e econômico, além das perdas irreparáveis. Existe uma expressão vinda da história real que é muito utilizada para expressar esse paradoxo de ganhar e perder, que é: a vitória pírrica ou vitória de Pirro.

Pirro foi rei e general de Epiro e da Macedônia, ficou famoso por ter sido um dos principais opositores a Roma. Travou a batalha de Ásculo e conquistou a vitória. Porém, com um elevado número de baixa entre os soldados, obteve prejuízos irreparáveis para seu exército, comprometendo a continuidade da guerra contra Roma. Ao ser parabenizado por um soldado, Pirro respondeu que outra vitória destas seria o seu fim. Uma conquista obtida com tal sacrifício não é sustentável e não compensa os danos. Desde então, a expressão “vitória de Pirro” é usada para expressar uma conquista cujo esforço foi muito penoso. Uma vitória com ares de derrota, desgastante e violenta, que na prática não valeu a pena, já que o custo foi mais alto que as vantagens advindas. O objetivo é conquistado, mas mesmo assim se perde muito.

Essa expressão não é utilizada apenas no contexto militar, ela pode, por analogia, ser aplicada a outras áreas e momentos importantes, como a economia, a política, a justiça, a literatura, a arte e os esportes para descrever as lutas que podem ser prejudiciais ao vencedor. Algumas pessoas ao buscar seus objetivos e sonhos sentem angústia, frustração e decepção no decorrer ou ao final desse percurso. Lutar por um emprego, uma posição social ou até mesmo um relacionamento pode ser tão sacrificante, ou seja, o desgaste pode ser tão grande e a conquista tão violenta que não vale a pena, o custo pode ser mais alto que as vantagens. Tornar-se uma pessoa bem sucedida nos negócios, acumular riquezas e não ter tempo de usufruir com sua família ou para o lazer é uma vitória pírrica, ganha-se muito, mas perde-se muito também. Ao entrar em uma roda-viva onde tudo parece ser um problema, tudo é perturbador, os excessos de compromissos e de responsabilidade tornam-se um fardo muito pesado. É hora de parar e pensar. Se possível ressignificar a vida para não ficar como Pirro, arrependido e se questionando se valeu a pena tanto esforço para ganhos tão pequenos.

A humanidade está sempre em guerra. Hoje há a guerra da Rússia contra a Ucrânia, seja qual for o vencedor será uma vitória de Pirro, pois esse conflito está afetando o mundo globalizado, todos vão perder de alguma forma, principalmente neste momento no qual todos estavam se recuperando de uma pandemia. Essa guerra afeta a economia, a política e a justiça. O filósofo Plutarco ao se referir a esta história concluiu: “Se vitória não conduz necessariamente à resolução de um conflito, a consolidação daquela e a resolução deste só ocorrerá com a adoção de atitudes magnânimas, conciliatórias e plenas de conteúdo”. Isto é, por meios diplomáticos.