Anúncio

A inteligência emocional é influenciada por uma combinação de traços de personalidade. Níveis mais altos dela são associados com inúmeros benefícios, inclusive relacionados à carreira. Por isso, sua medida, o Quociente Emocional (QE), tem sido considerado como um bom radar para contratações em processos de recrutamento.

Alguns especialistas até o colocam à frente do QI (Quociente de Inteligência) em questão da eficiência para determinar um bom profissional. A inteligência emocional é uma habilidade extremamente importante para que possamos evoluir como pessoas e como profissionais. Infelizmente esse não é um assunto tão debatido no dia a dia e praticamente não é levantado nas escolas. Temos acesso às matérias básicas, mas ninguém prepara a nossa mente para as duras batalhas da vida.

Se você ainda tinha dúvidas sobre a relevância do assunto, saiba que Harvard fez uma pesquisa apontando quais são os principais traços que definem que alguém é realmente inteligente emocionalmente. Essas pessoas têm uma chance maior de lidar de forma positiva com os problemas e com as situações difíceis.

Se você identificar algum desses traços, saiba que sua inteligência emocional pode ser ótima. Agora se não tem, ao menos saberá onde começar a melhorar.

 

Autoconsciência

A autoconsciência nada mais é que a capacidade de sintonizar as suas emoções. É assim que o sujeito aprende a como controlá-las e a tirar o melhor de cada uma. Ele sabe exatamente o que está sentindo, mas também o porquê está sentindo aquilo. O que o trouxe até ali? Essa noção irá ajudá-lo a saber como reagir.

Tendemos a entrar em pânico em situações onde as emoções estão à flor da pele. E pode ser qualquer uma: o medo, a raiva e até a felicidade. A autoconsciência te ajuda a lidar em cada uma, então se torna possível tomar a melhor decisão.

 

Autogestão

Primeiro falamos sobre a capacidade de entender os sentimentos, agora vamos abordar a habilidade de gerir esses mesmos sentimentos. Sabemos que as emoções exageradas fazem as pessoas tomarem decisões impulsivas, certo? Nem precisamos explicar o quanto a impulsividade é ruim, pois ela sempre nos faz tomar decisões mal calculadas que não dão qualquer garantia de que vão fazer bem… ou de que não vão fazer tão mal.

Gerir tudo isso para que não sejamos conduzidos ao erro é fundamental. Se parar para pensar, é assim que empresas crescem e que pessoas ganham promoções. Além disso, evita que cometamos erros com aqueles a quem amamos.

 

Consciência social

Nós não somos o centro do universo. Sim, às vezes é difícil ter isso em mente. Sempre há muita gente ao nosso redor, certo? Pessoas que vivem, sentem, se magoam, ficam alegres e com raiva. Todas são seres humanos assim como nós. Sendo assim, é muito importante que você tenha em mente que elas são diferentes. Você precisa saber navegar de uma para a outra, pois um bom líder sabe falar e lidar com vários tipos de pessoas.

Isso irá te ajudar a conhecer mais gente legal para criar laços e expandir seu ciclo, o que pode ser útil tanto social quanto profissionalmente.

 

 Gestão de relacionamento

Esse é um conjunto de habilidades que permite ajudar aqueles que estão ao seu redor. Essa ajuda pode ser por meio de motivação, de inspiração ou até com os relacionamentos que as pessoas têm umas com as outras. Além de te tornar alguém a quem todos querem ter por perto, permite também que você – caso seja dono de uma empresa, trabalhe em equipe ou tenha uma família grande – mantenha o grupo sempre unido, motivado e produtivo.

 

Hábitos de pessoas “inteligentes”

 

Já que estamos falando em inteligência, estudos recentes apontaram o que seria em tese, alguns maus hábitos de pessoas inteligentes. Confira:

 

  • Não conseguir dormir cedo

Uma pesquisa recente mostrou que pessoas inteligentes costumam ter hábitos noturnos mais ativos. Isso quer dizer que elas acabam dormindo menos do que é necessário, pois a mente sempre está em algum processo interessante de criação ou de raciocínio. O psicólogo Satoshi Kanazawa comprovou que pessoas inteligentes costumam dormir mais tarde do que as outras, através de um teste de QI. Vale lembrar que o problema é que a falta de sono pode trazer prejuízos à saúde.

 

  • Chiclete demais

Outro hábito ruim de pessoas inteligentes é o de mascar muitos chicletes no dia a dia. A atenção, a memória e a própria capacidade do cérebro podem ser melhoradas dessa maneira. Pelo menos é isso o que uma pesquisa recente sugere.

 

  • Pessoas inteligentes costumam roer as unhas

Sim, pode até parecer nojento (e de fato é), mas roer as unhas é comum entre aqueles que apresentam inteligência acima da média. A atividade normalmente simboliza estresse e ansiedade, sendo que o roer das unhas é um dos métodos de acalmar a mente.

 

  • Falar palavrões

Outro estudo também chegou à conclusão que pessoas com idades entre 18 e 22 anos que xingam muito costumam ter um raciocínio melhor. A pesquisa revelou também que o vocabulário de quem fala palavrão é maior e mais amplo.

 

(Fonte Brasil Concursos, Gabriela Stahler e UOL)