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Vivemos, hoje, a era pós-digital. Você deve estar se perguntando por que pós-digital e não apenas digital, não é mesmo? Entenda: este momento é resultado do crescimento incontrolável da tecnologia e, consequentemente, das mídias.  Walter Longo, especialista em comunicação e interatividade, explica esse fato de uma maneira bem simples. Ele diz que a tecnologia digital é tão onipresente que, muitas vezes, nem percebemos a sua força, assim como a água ou a luz, que só sentimos falta quando acaba. O mesmo acontece com a tecnologia digital, pois vivenciamos o mundo on e off-line simultaneamente.

Com esse avanço, houve o crescimento das mídias sociais e digitais, ambas presentes na vida de milhares de pessoas. Elas se tornam um excelente meio de comunicação para os negócios. No entanto, existe uma certa diferença entre essas mídias. Quer saber a diferença?

Mídias Sociais

Mídia Social é um termo usado para definir um meio de comunicação amplo, ou seja, um espaço onde pessoas podem compartilhar ideais, opiniões ou conteúdo para um determinado grupo, geralmente com um público que tenha interesse no mesmo assunto. Vale ressaltar que os membros podem contribuir com informações a qualquer instante. Esse diálogo, entretanto, gera um grande quadro de opiniões e aprendizados. Utilizar as Mídias Sociais de uma maneira estratégica te possibilita dar um upgrade nos seus negócios e até mesmo no seu marketing pessoal. Se a mensagem que você transmitir tiver coerência, relevância e for capaz de surpreender, será cada vez mais disseminada na rede.

O que são as Mídias Digitais

Quando falamos em Mídias Digitais, nos referimos a tudo aquilo que é transmitido por meio de plataformas tecnológicas, contemplando desde games, conteúdo para celulares até outdoors eletrônicos. Vale lembrar que esses são meios de se aproximar do cliente. Essa mídia é um mundo totalmente online e ligado à tecnologia digital, pois possibilita a aproximação com o público de maneira fácil e rápida. Além disso, os custos costumam ser mais baixos do que a mídia tradicional e também possui amplo fornecimento de informações. Um exemplo para você entender melhor é: imagine uma revista impressa e online. O conteúdo publicado na impressa faz parte de uma mídia tradicional, já o que for postado online, se torna automaticamente mídia digital.

Qual a ligação entre mídias sociais e digitais?

Com o extremo avanço da tecnologia, essas mídias se fundiram e hoje são utilizadas o tempo todo. Diversas plataformas digitais são instrumentos para comunicação entre pessoas de qualquer lugar do mundo a qualquer instante. Os diversos aplicativos disponíveis para download, como WhatsApp, Snapchat, Facebook e Twitter são alguns exemplos disso. Produzir conteúdo para o universo digital é a nova chave para o sucesso entre profissionais de diversos ângulos.

Erros comuns

Investir em redes sociais deixou de ser algo opcional há muito tempo. Para saber lidar com o novo modelo de clientes que o mercado tem mostrado, é preciso estar nas redes e saber se comunicar muito bem com eles. No entanto, nem todas as empresas sabem como fazer essa gestão de redes sociais da forma certa: existem alguns erros muito comuns e primários que podem minar o seu relacionamento com os clientes e, por isso, precisam ser urgentemente evitados.

1 – Cadastrar-se em todas as redes sociais

Um dos erros mais comuns é ter cadastro em todas as redes sociais disponíveis na internet. Apesar de parecer uma atitude que vai gerar mais resultado, isso é na verdade desperdício de esforços. Você precisa conhecer o seu público o suficiente para saber em quais redes sociais ele realmente está e, a partir daí, investir na gestão das redes que realmente fazem sentido para o seu negócio. Faça uma pesquisa mais agressiva e entenda onde o seu público está — e foque apenas em estar nos mesmos lugares que ele.

2 – Apagar comentários negativos

Apesar de parecer que comentários negativos nas redes sociais serão catastróficos para o seu negócio, apagar esses relatos é ainda mais perigoso. Normalmente, a pessoa que faz um comentário negativo se preocupa o suficiente para acompanhar a reação da empresa em relação a ele. Por isso, se ele for apagado, é mais um motivo para queimar o nome da sua empresa no mercado. No caso de receber comentários negativos, o certo é respondê-lo educadamente. Se for algum problema que o cliente teve, responda o comentário pedindo desculpas e avise que o chamará no chat privado para resolverem a situação. Chame-o e foque sempre em solucionar o problema. Em alguns casos, o cliente antes insatisfeito se torna um fã da marca pela agilidade e praticidade para solução dos problemas.

3 – Postar fotos pessoais no Instagram da empresa

Cuidado para não misturar as redes sociais do negócio com a sua vida pessoal. É comum vermos empresas de pequeno porte cometendo esse erro. É importante não misturar a sua imagem profissional com a vida pessoal, e isso significa não postar fotos pessoais nas redes sociais; não colocar opinião política ou religiosa nas páginas sociais, etc. Também não curta postagens pessoais com o Instagram da empresa.

4 – Tentar usar as redes para vender

Um dos primeiros reflexos ao entrar nas redes sociais é pensar que é mais um canal para trabalhar o aumento de vendas da empresa. Esqueça essa ideia! As redes sociais são ferramenta de relacionamento com o cliente e precisam ser tratadas como tal.

Claro que é possível que compras sejam realizadas nesse ambiente, mas esse não pode ser o principal objetivo. Elas são fundamentais para ouvir as considerações dos clientes e ajudá-los a resolver os problemas. Estar nas redes sociais é uma grande oportunidade para as empresas. No entanto, é preciso ter cuidado para não cometer erros que podem destruir a imagem do seu negócio. Tenha cuidado ao separar o pessoal do profissional e aprenda a usar as redes para focar em ajudar os clientes e prospects com dúvidas e reclamações.

(Fontes Empreendedores Digitais e Bruno Picinini)