Anúncio

A mitologia grega com seus mitos e lendas ajuda a entender as relações humanas. Faz com que o inconsciente seja acionado ao entrar em contato com essas lendas e histórias. Esses contos sobre deuses, semideuses, batalhas heróicas, disputas, conflitos revelam os meandros da mente humana, que são atemporais e estão presentes na vida de cada um não importando seu tempo e seu local.

Existem inúmeras narrativas muito interessantes sobre muitos aspectos na personalidade humana relacionados à personalidade dos deuses. Eles possuíam tanto as qualidades como os defeitos dos humanos. Hora eram muito generosos, outras vezes cruéis e vingativos.

Um mito muito interessante é o mito de Titono. Conta a lenda que a deusa Eos, que significa Aurora, era  muito bela e serena. Apaixonou-se por Ares, deus da guerra, causando a fúria de Afrodite, deusa da beleza. Enciumada, pois era amante do temido guerreiro, Afrodite, transformou Eos em uma criatura inquieta que passou a buscar em cada mortal a saciedade para seus afetos e nunca os encontrava.

Permanecia com o escolhido enquanto durava sua juventude, ao envelhecer ela o abandonava pouco importando-se com o destino dele. Ser amado pela bela Eos significava uma maldição e uma constante inquietude. Uma manhã encontrou Titono, irmão do rei de Tróia e apaixonou-se perdidamente por ele. Com medo de perder o amado ela o rapta levando-o para um país distante. Desejando a eternidade do companheiro, Eos pede a Zeus que conceda a Titono o dom da imortalidade, mas em sua impaciência esquece-se de pedir para ele também o dom da eterna juventude.

Como toda criatura humana, Titono envelhece. Os anos passam e um velho exausto dá lugar ao amante impetuoso, que passa a querer sossego e esquecimento. Eos agora vê uma figura enrugada, apática e sombria. Seu corpo não se move, senil e inútil Titono deseja a morte, mas é imortal. Eos penalizada o transforma em uma cigarra para que pudesse ouvir sempre a voz do amante. Desde então Eos, a aurora, chora lágrimas de orvalho enquanto seu amado canta.

Vivemos em uma sociedade narcisista e embarcamos no mito da beleza e da eterna juventude, como se a imagem fosse mais importante que a essência da vida que pulsa em nosso corpo. Não existem fórmulas mágicas capazes de evitar o envelhecimento, mas podemos criar formas para viver bem.

Fazer coisas simples como movimentar-se, dormir adequadamente, ativar o cérebro, administrar as emoções, sorrir e ter bom humor. O grande segredo é desenvolver os próprios talentos, dessa forma o tempo será um aliado. Portanto, temos que mudar a concepção do envelhecer. Não aceitar o envelhecimento como um processo de declínio gradativo, progressivo e irreversível, mas devemos optar por uma atitude pró-ativa para envelhecer com boa qualidade de vida, é o que todos desejamos. Titono e Eos foram condenados pelos deuses, nós podemos ter a opção de fazer diferente. Esse mito faz lembrar que a cada aurora é tempo de celebração e recomeço.

Afrodite: deusa da beleza, da fertilidade, do amor.

Eos: na mitologia grega é a deusa que personificava a aurora, o amanhecer.

Titono: era um mortal por quem a deusa Eos ou Aurora, se apaixonou.