Anúncio

As calopistas são aves originárias da Austrália, da mesma família da cacatua e podem ter até 30 cm de comprimento na fase adulta e pesar em média 100 gramas. Livres na natureza elas vivem em torno de 10 a 15 anos, em cativeiro podem chegar até 25 anos, é claro: bem cuidadas.

As calopsitas precisam ser treinadas para se manter dóceis. Isso deve acontecer até o primeiro ano de vida da ave. Para isso, é necessário que o tutor passe mais tempo ao lado de sua amiga, conversando e fazendo contato com ela, para que o animal se sinta confortável em sua presença.

Apesar de ser um pet de fácil trato, esse passarinho possui suas particularidades. Itens como alimentação, higiene e lazer são importantes para manter o bem-estar de sua futura amiga.  As gaiolas para pássaros devem ser grandes o suficiente para que ele possa se exercitar, brincar ou até mesmo realizar pequenos voos. Se você está se perguntando qual o tamanho ideal da gaiola para calopsita, a regra é uma só: quanto maior, melhor!

Por isso, mesmo que você esteja pensando como cuidar de calopsita em apartamento, invista em uma gaiola grande. Assim, você estará oferecendo mais qualidade de vida para o seu pet!

CALOPSITA PRECISA DE COMPANHIA?

Normalmente, a calopsita precisa de companhia, sim. É sempre muito bom que o tutor tenha pelo menos duas aves, de preferência, da mesma espécie. Pois em momentos de ausência, uma calopsita faz companhia à outra. Uma ave sozinha pode até contar com o enriquecimento ambiental dentro de seu viveiro, no entanto, ter uma companhia da mesma espécie a faz sentir-se parte de um bando, como se estivesse na natureza, podendo interagir e vocalizar.

Por serem aves muito amistosas, inteligentes e gostarem do contato humano, de modo geral, as calopsitas criam vínculos com grande facilidade com seu tutor e membros da família.

Então pense bem! Você tem tempo suficiente para esse pet?!