Anúncio

O problema afeta muitas aves. É fundamental destacar que apenas um médico veterinário pode diagnosticar o problema que a sua ave está enfrentando. Mas você pode observar alguns comportamentos:

 

Psicológico 

A situação psicológica dos pets afeta muito a saúde geral deles. Essa espécie pode se apegar muito aos tutores, por exemplo. Então, é possível notar pássaro arrancando as penas ao ficar sem atenção suficiente e lida com a solidão.

 

Fisiológico

Questões nutricionais também podem levar ao desenvolvimento da automutilação em aves. Existem uma série de problemas internos ligados ao fato do pássaro arrancando as próprias penas.

 

No entanto, para evitar a situação de um pássaro arrancando as penas e garantir a melhor qualidade de vida para a ave, existem algumas ações:

 

Responsabilidade emocional: é importante entender as necessidades e o nível de apego emocional que cada espécie de ave tem.

 

Enriquecimento ambiental: esta é uma parte fundamental da vida de qualquer bichinho. Criar um ambiente enriquecido com brinquedos, poleiros e outras atividades estimula o comportamento natural desses pets

 

Alimentação adequada: um dos fatores que levam as aves a adoecerem é a falta de uma dieta balanceada. Por isso, consulte um médico-veterinário para oferecer a melhor alimentação para seu mascote;

 

Ambiente adaptado: para que uma ave esteja sempre segura e com menores chances de sofrer com estresse, é importante adaptar todo o ambiente.

Texto embasado em artigo da Petz