Anúncio

Falar em virtudes hoje pode parecer piegas, porém nada mais atual do que falar sobre elas. O significado mais associado à virtude é o da excelência, e cultivá-la é importante para o desenvolvimento pessoal, pois significa desenvolver e praticar o bem. São hábitos capazes de levar à excelência, ao que há de melhor na condição humana. O conjunto de virtudes de um indivíduo compõe a sua essência e formam o seu caráter. Dentre as virtudes, podemos destacar algumas como: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina, coragem, generosidade, entre outras.

A generosidade é uma virtude muito importante, a definição do dicionário é a capacidade daquele que se propõe a sacrificar os próprios interesses em beneficio de outrem, aquele que acrescenta algo ao próximo. O conceito de generosidade não corresponde apenas ao compartilhamento de bens materiais ou dividir coisas. Pode haver generosidade em ações, ao compartilhar conhecimento, ao repartir o reconhecimento e as vitórias com todos aqueles que ajudaram na sua trajetória. Uma palavra amiga, um afago, um gesto ou uma ajuda são exemplos de generosidade e podem mudar uma vida inteira. Pequenas atitudes de generosidade transformam pessoas, trazem aproximação, mudam relações, enriquecem tudo o que há em volta de nós. Ser generoso implica em disposição de tempo, mesmo que seja por alguns minutos. Não é apenas doação, é coragem de ver o outro como ele é e estender a mão, sem olhar a quem. Ser generoso implica em conviver, em ser e não em ter. É um conceito que vai além de tudo o que pode ser definido como virtude, porque está dentro de cada um e pode ser desenvolvido. Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade e compaixão.

Algumas vezes os generosos podem ser mal interpretados, levando a fama de intrometidos por querer ajudar ou ser gentil. A interpretação errada dessa conduta, normalmente, vem de pessoas que não entendem o que significa a generosidade. Ser generoso implica desenvolver habilidades, desprendimento, gostar de ajudar o outro, colocar-se em seu lugar e acima de tudo não cobrar. A generosidade é cultural, é educação, porém ela está em crise, pois muitas pessoas pensam exclusivamente no seu mundo e se esquecem de olhar ao seu redor.

Generosidade traz admiração, não para o outro, mas para a nossa consciência, é um estado de espírito que engrandece a nossa alma. Ela exala sensibilidade, pede ações imediatas, nas quais muitas vezes não há tempo para refletir, mas agir instintivamente em prol do outro.

Para os psicólogos e filósofos a generosidade faz parte do conjunto das virtudes humanas básicas com a benevolência e a paciência. Nos últimos anos alguns estudos apresentam dados apoiando os benefícios de praticar a generosidade, eles afirmam que os valores éticos e o amor constituem uma fonte de bem-estar psicológico, que são características de pessoas saudáveis.  A falta dela leva a mesquinhez, ao não compartilhar, ao egoísmo, gerando isolamento, ela é tão ampla que não há como defini-la em um conceito de dicionário. Enfim, ser generoso é viver em plena harmonia com o universo sem nada querer em troca! Por último, o melhor exemplo de generosidade consiste em dar a alguém o seu tempo, você estará dando uma parte da sua vida que nunca mais vai voltar!