A primeira parcela do IPTU em Avaré venceu na sexta-feira passada, dia 10. Contudo, o slogan criado para incentivar o pagamento – Você contribui, Avaré evolui – na prática não tem sido visto e desfrutado pela população.
Nos últimos meses tem aumentado ainda mais, o número de reclamações com mato e buracos nas ruas, principalmente após a implantação dos radares em Avaré em várias ruas e avenidas.
A população tem usado as redes sociais para protestar contra radares, buracos e o péssimo estado de vias públicas; a maioria tem criticado a notícia da instalação de novos radares. Segundo discurso do vereador Carlos Wagner (PSD) na sessão legislativa passada, serão 7 novos radares – um deles no Terras de São José, onde constantemente moradores cobram melhorias que são de responsabilidade do poder público.
Em outra postagem recente, um internauta chegou a postar uma lista com mais de 30 locais onde supostamente seriam colocados os equipamentos.
O assunto acabou ganhando ainda mais projeção depois que o prefeito Jô Silvestre (PSDB) disse a um internauta que ‘fizesse melhor ou se mudasse de Avaré’, em resposta às críticas sobre os buracos – um deles, causou a queda do motociclista que foi ofendido pelo chefe do Executivo.
Mais críticas
Essa falta de educação só contribuiu para piorar o cenário e as críticas pipocam nas redes sociais. “Parece piada, mais dizem que ainda faltam alguns radares para serem instalados, sem dizer que nessa cidade nem precisa de radar, afinal, quem consegue correr com tantos buracos espalhados” escreveu a internauta T.M.
“As ruas e avenidas cheias de buraco, mas o radar está instalado e funcionando, que prioridades hein?!” disse o internauta I.L, referindo-se a avenida Espanha no Jardim Europa 3.
“Olha a situação q se encontra um dos bairros de Avaré, e esta rua aí ainda esta bonita de ver porque tem piores no bairro terras de São José. Eu me pergunto como uma ambulância presta socorro a uma pessoa que precisa num lugar deste; até onde sei Avaré não tem helicóptero pra prestar socorro. Não deve morar nenhum político lá por que o bairro todo está esquecido , isso chega ser falta de respeito com quem mora no bairro. Não pode pavimentar beleza- pelo menos vai lá e cuida do bairro, não adianta ter máquina nova na cidade se não usam onde precisa não adiante ter ambulância, viatura , carros novos aos funcionários da prefeitura se a cidade da tá abandonada. Mas é melhor gastar com radar na cidade do que olhar pras ruas da cidade onde até tambor já tem tampando buraco”, protestou outro cidadão T.C.P.
“Ao Prefeito de Avaré : as ruas do Jardim Europa estão cheia de buracos; não tem mais asfalto. De vez enquanto é bom dar uma volta por lá para ver a condições das ruas. Não é só receber” argumentou outra contribuinte M.P.
“É foda mesmo o prefeito desta cidade não faz merda nenhuma aqui o foco dele é por radar as ruas de Avaré está uma merda para andar só buraco há mais de 1 ano que a avenida Gilberto Filgueiraa está uma bosta. mas radar ele investi está sendo colocado mais uns 10 radares na cidade fora os que já tem 2 na entrada do São José 1, na Celso Ferreira 2, na Carmem dias 1,na entrada do presidencial e mais uns que não lembro. Mas a cidade está uma bosta para andar as ruas”, postou o internauta W.G.
“Gente até quando vai ficar assim a nossa rua Avaré Vila Constança já passou dos limites muito mato e muito buraco, quem mora aqui não é bicho não, são pessoas que pagam seus impostos em dia e o mês que vem já vem a fatura”, protestou a munícipe L.R.
As estradas rurais também estão abandonadas segundo muitos munícipes; “Atenção: muito cuidado aos usuários da estrada Avaré Itatinga; muitos buracos não tem condições de colocar o carro no acostamento pois não tem muito barro na pista próxima a fazenda liberdade .UM VERDADEIRO DESCASO. Moro aqui próximo e não vemos manutenção nenhuma e pedimos providência urgente dos responsáveis”, denunciou uma internauta.
Uma página na rede social, Estância Humorística de Avaré, tem satirizado a situação. Mês passado, uma contribuinte, a professora Patrícia Garbelini, usou a tribuna do Legislativo para denunciar a situação de descaso em relação a buracos e matos nas ruas.
Apesar de tudo isso, a prefeitura não se manifesta sobre o assunto.
(Nora da redação: a identidade dos reclamantes foi preservada)
Novos radares
Informações extra oficiais são conta de que serão 9 novos radares que devem entrar em funcionamento nas próximas semanas e que estão em fase de instalação. Os novos radares seriam na avenida Santa Bárbara, na rua Carmen Dias Faria ( próximo a escolas e posto de saúde), avenida Celso Ferreira da Silva (mais dois radares), na avenida Misael E. Leal (próximo a Eduvale sentido centro-bairro), avenida Paulo Novaes (dois radares – um próximo do Tenda e outro, da Maré Shopping), avenida Paulo Ward (próximo ao parque) e avenida Geovani Bergnozi.
Oficialmente nada foi confirmado sobre os locais dos novos radares. Para a empresa responsável pelos radares, o contribuinte paga cerca de 170 mil reais por mês – o que totaliza cerca de 2 milhões ao ano (obviamente sem as multas).
Bom ressaltar que a falta de manutenção em vias públicas é responsável por gerar acidentes graves no trânsito, e muitos condutores não sabem como agir nessas situações.
Nestes casos cabe indenização que é um direito de todo cidadão. A responsabilidade da manutenção das ruas, seja de poder público ou privado, precisa assegurar segurança aos motoristas; caso contrário, é possível solicitar indenização.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no parágrafo terceiro do art. 1º do CTB, os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito devem responder pelos danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.
Infelizmente em Avaré, não há oficialmente registros destes tipos de acidentes ou incidentes e a maioria das pessoas reclama nas redes sociais, mas não nas páginas oficiais da prefeitura, tornando sem efeito as reclamações.
Fotos e memes postados por internautas