
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a mudança nas condições meteorológicas em todo o interior paulista. Ao longo desta quarta-feira (5), a formação de instabilidades atmosféricas entre o Sul e o Sudeste do país trará pancadas de chuva isoladas para Avaré e para as regiões de Sorocaba, Campinas e Bauru, além da faixa de divisa com o Paraná.
Embora as chuvas devam ocorrer de forma rápida, há previsão de intensidade moderada a forte, com risco de temporais isolados. Os maiores acumulados de precipitação estão previstos para as regiões de Marília e do Vale do Ribeira, que demandam atenção redobrada.
A tendência meteorológica aponta que o tempo continuará instável ao longo da semana no estado. A combinação de umidade e instabilidade manterá o cenário favorável para novas pancadas de chuva, acompanhadas por rajadas intensas de vento e variações térmicas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça que realiza o monitoramento contínuo das condições do tempo para atualizar os avisos à população.
Recomendações de Segurança
Diante do risco de temporais pontuais, os órgãos de proteção orientam cuidados essenciais, especialmente para moradores em áreas de vulnerabilidade a alagamentos, enxurradas ou deslizamentos:
- Em caso de chuva forte: Evite áreas abertas e nunca se abrigue debaixo de árvores ou estruturas metálicas.
- Nas vias públicas: Não tente atravessar ruas ou avenidas alagadas, nem a pé nem com veículos.
- Alertas via SMS: Para receber os avisos oficiais gratuitamente, envie um SMS com o número do seu CEP para o telefone 40199.
Em situações de urgência e emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.




































