A tempestade que atingiu diversas cidades nesta quinta-feira (10) causou acidente com mortes, enchentes e o cancelamento de aulas em toda a região. Segundo a Defesa Civil municipal, foram registrados 85 milímetros de chuva em 24 horas.

Avaré foi a cidade mais atingida pela chuva, com um acidente que deixou duas mortes na Rodovia João Mellão (SP-255) após um carro aquaplanar e bater de frente com um caminhão.

Na região central de Avaré, dois carros e uma motocicleta ficaram submersos após o alagamento de ruas provocado pelo grande volume de chuva. Além disso, houve pontos de alagamentos e duas casas ficaram alagadas. Os principais pontos foram as ruas Maranhão, Acre, Alagoas, Mato Grosso e  Voluntários de Avaré.

Segundo a prefeitura, a Rua Maranhão, no Centro, é um dos pontos mais críticos da cidade durante temporais.

Emapa adiada

A programação da 56ª Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), que acontece tradicionalmente no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, foi alterada pela prefeitura. Segundo a prefeitura, com as alterações, o início da festa está previsto para o dia 15 até o dia 27 de setembro.

Região

Em Itapetininga, uma estrada vicinal cedeu após o alto volume de água.Já em Piraju , a Defesa Civil de São Paulo informou que foi a cidade com a maior rajada de vento do dia, com 88 quilômetros por hora. No entanto, não há registro de feridos ou de ocorrências relacionadas à ventania. Em Fartura, conforme a Defesa Civil, foram registrados 50 milímetros de chuva na cidade. A ponte do bairro Dominguinhos foi fechada temporariamente para veículos e pedestres devido ao alto nível de água.

Aulas canceladas

Prefeituras da região de Itapetininga cancelaram as aulas na rede municipal nesta sexta-feira. Veja a lista de municípios abaixo.

Águas de Santa Bárbara;

Angatuba;

Arandu;

Avaré;

Boituva;

Campina do Monte Alegre;

Cerqueira César;

Cerquilho;

Cesário Lange;

Fartura;

Guapiara;

Itaberá;

Itaí;

Itapetininga

Itararé;

Pilar do Sul;

Piraju;

Quadra;

Sarapuí;

São Miguel Arcanjo;

Taguaí;

Taquarituba;

Tatuí.

Alerta de tempestade

Um ciclone extratropical deve se formar no Sul do país e influenciar as condições do tempo em todo o território paulista. A Defesa Civil Estadual emitiu um aviso para sexta-feira e sábado (12), com previsão de tempestades em diferentes regiões do estado.

As regiões de Itapeva e parte de Sorocaba concentram o maior potencial para tempestades severas e outros fenômenos meteorológicos adversos.

A previsão indica a possibilidade localizada de chuvas e rajadas muito fortes, descargas elétricas, queda de granizo, microexplosões e, pontualmente, tornados em áreas isoladas.

O período de maior atenção será entre a tarde e a noite de sexta-feira e a madrugada e a manhã de sábado, quando as condições estarão mais favoráveis à formação e intensificação das tempestades.

“Temos um cenário de tempestades severas e, em pontos isolados, existe possibilidade de fenômenos como microexplosões e tornados. Por isso, montamos uma estrutura reforçada e nossa orientação é preventiva: durante a tempestade, a população deve procurar um local seguro e acompanhar os alertas oficiais da Defesa Civil”, orienta o coronel Araújo Monteiro, coordenador da Defesa Civil do Estado.

Orientação à população

A orientação da Defesa Civil do Estado é que, durante as tempestades, a população:

  • procure abrigo em uma construção segura;
  • evite áreas abertas, árvores, postes, torres e estruturas metálicas;
  • afaste-se de coberturas, placas, fachadas e outras estruturas vulneráveis durante rajadas fortes;
  • em caso de granizo, permaneça em local coberto e protegido, longe de janelas;
  • não atravesse ruas, pontes ou áreas alagadas;
  • acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil e siga as orientações das autoridades locais.

Durante todo o período, as equipes acompanharão a evolução das condições meteorológicas por meio de radares, satélites, descargas atmosféricas e observações de superfície.

A localização e a intensidade dos fenômenos severos dependerão da evolução das tempestades e poderão ser atualizadas ao longo do evento.