Anúncio

 Antropólogos, sociólogos, psicólogos e demais profissionais de diversos segmentos, constantemente se preocupam em estudar a cada dia as formas de comunicação e o poder que essa estabelece nas relações humanas. E nesse quesito estou me referindo a todas as áreas de sua vida: afetiva, profissional, familiar, seja qual for estamos constantemente nos comunicando e recebendo informações sobre o mundo. Sim, a comunicação deve ser compreendida como uma via de mão dupla, indiscutivelmente; isto é: a maneira como emitimos e como recebemos a mensagem. Porém, nem sempre isso ocorre e os fatores para a ineficiência da comunicação são diversos: bloqueios, ruídos, falta de compreensão, linguagem rebuscada, enfim, uma infinidade de situações.

No entanto, é sabido que a tecnologia veio para facilitar o acesso às informações. Não vou aqui discursar ou me alongar sobre os benefícios ou malefícios da tecnologia. Mas, se pararmos para pensar, há pouco mais de 20 anos não tínhamos acesso à internet no Brasil. As notícias não tinham a velocidade que hoje possuem. Não havia redes sociais que permitiam contato com pessoas de outros países e quiçá aplicativo para conversas pessoais como hoje é o caso do whatsapp. Quanta coisa mudou no quesito comunicação!

Seja ela falada, escrita ou até mesmo na linguagem de sinais, a comunicação pode representar um problema nas relações estabelecidas. Mas como assim, Bebel, a comunicação não nos ajuda???  Afinal você disse acima que é através dela que estabelecemos nossas relações e trocas com o meio, o mundo.

É claro que sim, a comunicação existe como símbolo de linguagem. Mas nesse artigo me refiro ao jeito que você se comunica.

Vamos lá, vou explicar! Você já pensou em como se comunica com as pessoas com quem se relaciona??? É do tipo que fala o que pensa e não está nem aí para as conseqüências? Ou você é aquela pessoa que acata tudo, concorda fidedignamente com o que o outro diz e se cala, mesmo que lá no fundo você esteja querendo gritar aos quatro cantos a sua opinião? Ou então será que tem mais cautela ao dizer algo, se policia, repensa, age estrategicamente?

Saiba que para cada tipo descrito acima há uma nomenclatura correta. Será você o agressivo, submisso ou assertivo?

Nesse artigo explicarei de forma simplificada os três tipos de comunicação. São eles:

Agressivo: o interlocutor se comunica com o outro de forma ríspida; sobrepõe-se aí o sentimentalismo exagerado e descontrolado. Não há escuta, mas sim muita ofensa.

Submisso: a pessoa apresenta dificuldade para expor sua opinião. Tem medo do julgamento alheio ou de sofrer humilhação por manifestar o que pensa.

Assertivo: o interlocutor processa a informação e consegue expor seu ponto de vista de forma clara, coerente, sem prevalência sentimental.

 Diante dessas definições fica claro que a melhor forma de se comunicar consiste na assertividade. Mas será que a maioria da população é assim? De acordo com pesquisas sobre o tema, um dos maiores problemas nas relações interpessoais diz respeito à comunicação ineficiente ou à ausência dela. Há a predominância da agressão ou submissão. Quantas vezes você já quis expor sua opinião numa reunião profissional, mas por medo ou insegurança achou melhor se calar? E no relacionamento afetivo, você sempre fala o que não lhe agrada, ou será que espera entrar em ação a famosa bola de cristal? O fato é que uma pequena parcela da população possui a habilidade em ser assertivo.

Não há milagre! Não existe receita mágica para se tornar da noite para o dia o melhor comunicador do mundo. A questão aqui é autoconhecimento, aprendizagem e prática!!! Isso mesmo! Exercitando o hábito diário de entender a mensagem e expor o que pensa é que nos direcionamos para o caminho da assertividade.

Portanto, se a reflexão e o autoconhecimento nos permitem pensar acerca da maneira como conduzimos a vida, porquê não priorizarmos também a forma como nos comunicamos? Pois, muito mais que expor ideias, a comunicação fala sobre quem você é, seus costumes, sua criação e sua personalidade. Sendo assim, fique atento ao seu jeito de expor o que pensa e exercite a assertividade em suas relações!! Um abraço!