Anúncio

Prestes a completar 30 anos de existência em Avaré, a Associação Amigo Solidário (AAS) está lançando uma campanha para conseguir aumentar seus recursos através de padrinhos e madrinhas, com doações mensais.

Essa é uma das formas de manter o dedicado trabalho que a entidade vem fazendo desde 1993.  “Temos vários colaboradores com valores variados, mas os menores valores começam com 50,00”, explica a presidente da instituição, Gláucia Regina Favero Hoffmann também coordenadora social. Ela está na AAS desde 1994 e vem desenvolvendo inúmeros projetos em sua gestão que vai até junho de 2024.

Entretanto, assim como quase todas instituições filantrópicas, a AAS também passa por dificuldades e precisa incentivar o apadrinhamento para a manutenção de seus projetos que só no Natal atinge mais de 300 famílias.

Atualmente, o trabalho desenvolvido cotidianamente conta com acolhida, entrevista familiar, visita domiciliar, busca ativa, contato e articulação com a rede socioassistencial e demais políticas públicas, orientações e encaminhamentos, grupos de convívio e fortalecimento de vínculos, informação, comunicação e defesa de direitos, fortalecimento da função protetiva da família, mobilização e fortalecimento das redes de apoio, organização da informação com banco de dados de usuários e organizações, elaboração de relatórios e prontuários individuais, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania.

As atividades socioeducativas são realizadas através de oficinas, nas quais são desenvolvidas o fortalecimento de vínculos sociais, incentivando o protagonismo social dos usuários, bem como a convivência familiar e comunitária, contribuindo para as trocas culturais e sociais desenvolvendo o sentimento de pertença e identidade.

A Entidade oferece atualmente Oficina de Inclusão Digital, Oficina de Musicalização, Oficina de Recreação e Expressão Corporal, Oficina de Atividades Lúdicas, Oficina de Artesanato, Oficina de Jogos Coletivos e Cooperativos, e Oficina Janela das Emoções e Rodas de Conversa. A equipe de trabalho é composta por Assistente Social, Psicólogo, Administrativo, dois Educadores Sociais, Cozinheiro e Oficineiro de Musicalização.

Além disso, a Entidade realiza anualmente a “Campanha de Natal” – campanha essa que é tradição na instituição, pois é uma ação realizada desde sua fundação contando com os voluntários para o apadrinhamento dos usuários, seus irmãos e crianças da comunidade assistindo com presentes (kit com roupas, calçados e brinquedos) cerca de 300 famílias.

Saiba mais

A Associação Amigo Solidário é uma associação civil sem fins lucrativos, nascida em 1993 com base na campanha Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida.  Esse movimento teve origem na iniciativa do falecido sociólogo Herbert de Souza, que era chamado carinhosamente de “Betinho”.  A entidade sempre foi formada por cidadãos voluntários de vários segmentos preocupados com o bem estar da população que se encontra em extrema pobreza. As ações desenvolvidas possuem o objetivo de diminuir às desigualdades sociais e garantirem uma melhoria na qualidade de vida.

A entidade tem o Título de Utilidade Pública Federal desde 22 de maio de 2009, Título de Utilidade Pública Municipal desde 22 de novembro de 2014 e está regulamentada conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, sendo cadastrada nos Conselhos Municipais, no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) sob o nº 17 desde 31/03/2008 e no Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) sob o nº 16 desde 31/03/2008, bem como também é Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) sob a Portaria nº 142/2016 de 24/10/2016 publicada no Diário Oficial da União em 30/10/2016.

A partir de 2021 AAS passou a prestar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, em contra turno escolar, de ambos os sexos, tendo pactuado como meta de atendimento 60 usuários diretos, inscritos no CadÚnico, contudo indiretamente o trabalho também é desenvolvido junto aos familiares, usuários indiretos do serviço, totalizando aproximadamente 120 usuários, provenientes de situações de vulnerabilidade social – evidenciadas através das diversas expressões da questão social como: pobreza, fome, desemprego, exclusão social, uso e abuso de substâncias psicoativas, evasão/baixa frequência escolar, trabalho infantil, conforme tipificação nacional da assistência social, tendo como objetivo possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos garantindo sua formação cidadã.

 

Colabore!

Chave Pix CNPJ 00.666.056/0001-80

Rua Dublin, 176- Jardim Europa

Mais informações (14) 99655.2822