Anúncio

Acontece no próximo domingo (13) a primeira prova do Enem 2022, e 3,4 milhões de estudantes devem fazer as provas Exame Nacional do Ensino Médio. Em Avaré, quase 1,5 mil estudantes farão as provas nas faculdades Eduvale e UniFSP.

No primeiro domingo de prova, no dia 13, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Atrasos não serão tolerados. O primeiro dia de prova tem duração de 5 horas e 30 minutos, portanto os candidatos tem de 13h30 às 19h para responder 90 questões e fazer uma redação.

O segundo domingo de prova, no dia 20, tem duração de 5 horas, ou seja, as 90 questões podem ser respondidas das 13h30 às 18h30. Neste dia, não há redação. Assim como no primeiro dia, os protões abrem às 12h e fecham às 13h, e atrasos não serão tolerados.

Segundo a coordenação do Enem, ele seguirá o protocolo ‘covid’  e todos integrantes das equipes usarão máscaras. Além disso, todas as salas terão álcool gel e manterão distanciamento entre as carteiras. Já dos candidatos não será exigido o uso da máscara.

Bauru é o único município do centro-oeste paulista onde será aplicada a prova digital do Enem. Das 400 vagas que haviam sido disponibilizadas na cidade para os candidatos que optassem pela modalidade online, apenas 268 foram preenchidas. Esta é a terceira vez que a versão digital do Enem será aplicada. Em 2020, o Inep, que elabora e realiza a prova, decidiu oferecer a opção online aos candidatos por causa da pandemia. De acordo com o órgão, a ideia é que o exame seja totalmente digital até 2026.

 

Datas do Enem 2022

Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:

13 de novembro (domingo)

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

45 questões de ciências humanas; e redação.

20 de novembro (domingo)

45 questões de matemática; e 45 questões de ciências da natureza.

 

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

 

Locais de prova

O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

Dica: Veja com antecedência como chegar ao local de prova, calculando o tempo que levará usando o meio de transporte planejado. Não se esqueça que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida. Então, se possível, o ideal é, no domingo anterior ao Enem, percorrer o caminho todo até onde fará o exame e, assim, se organizar melhor no dia.

 

O que levar no dia da prova

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche; e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

e-Título,

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e

RG Digital.

Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

 

O que não pode levar no dia prova

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

 

Como são as provas

No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas.

Segundo professores de cursinhos, na parte de linguagens, alguns dos tópicos mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário). Confira aqui mais temas que costumam aparecer na prova de linguagens.

Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.

No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Dicas de professores: Na reta final para o Enem, uma estratégia sugerida é fazer provas antigas e tentar resolvê-las dentro do prazo máximo do exame. Outra recomendação é não tentar aprender algo completamente novo, mas revisar assuntos com os quais já tenham mais familiaridade para garantir pontos.

 

Redação

Saber as cinco competências exigidas na redação do Enem pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe até, a nota máxima de mil pontos. Cada competência vale 200 pontos e, em linhas gerais, avaliam o seguinte:

Competência 1 – Domínio da modalidade formal da língua portuguesa.

Competência 2 – Compreensão da proposta de redação, com o uso de conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3 – Organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir uma argumentação.

Competência 5 – Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

(Fonte parcial G1 e Inep)