Anúncio

O personagem Midas é um dos mais interessantes da mitologia grega, foi rei da Frígia (Ancira) século VIII a.C., hoje Ancara, Turquia. Midas acolheu Sileno, durante dez dias depois de salvá-lo de uma revolta no vilarejo onde habitavam. Sileno era mestre de Dionísio, deus da fertilidade e do vinho (trazia tanto o êxtase como a ira), ele ficou tão satisfeito e grato com o retorno do mestre que ofereceu a Midas qualquer coisa que quisesse.

Midas pediu que tudo o que tocasse se transformasse em ouro, e o deus atendeu seu pedido. O rei ficou maravilhado e tocava tudo o que via um ramo, uma pedra, uma ponta de trigo, um galho. Tudo era transformado em ouro maciço e reluzente. Ao chegar em casa, as portas e os peitoris de madeira do seu palácio transformaram-se em ouro através do seu toque. Que sorte, dizia ele. Logo percebeu que estava faminto e pediu aos servos que trouxessem comida. Ao tocá-los, o pão virou ouro e o vinho transformou-se em ouro fundido. Será que um dia voltarei a comer novamente? Pensou angustiado.

Midas saiu às pressas de casa, com ódio do que tinha desejado, encontrou sua filha, Phoebe, que o abraçou e foi transformada em uma estátua de ouro, desesperado foi até a floresta e clamou por Dionísio, implorando ao benfeitor que lhe retirasse o dom. O deus orientou-o para ir banhar-se no rio Pactolo, que a maldição seria levada pelas águas, conforme ele se banhava o ouro era absorvido pelo rio.

Midas já possuía tudo o que um rei poderia ter um castelo, uma grande fortuna, uma linda filha, mas não estava satisfeito, seu desejo era ter cada vez mais, vivia insatisfeito. Somente quando percebeu que seu desejo se transformara em maldição, foi capaz de perceber que o ouro não traria a felicidade genuína.

A expressão “toque de Midas” é relacionada hoje às pessoas que contrariando o restante dos mortais, conseguem ganhar dinheiro com muita facilidade, sendo bem sucedidas nos seus empreendimentos, muitas vezes sem que se reconheça a capacidade e a competência que elas possuem.

Um dos maiores exemplos da atualidade é Steve Jobs, um visionário, criador da Apple, que com sua intuição, inteligência, conseguiu transformar sua marca em objeto do desejo de uma geração. Steve Jobs está para Apple como Midas estava para o ouro, a diferença está na materialização do desejo, é possível tocar os produtos da Apple deixando-a cada vez mais rica, o “toque de Midas” neste caso enriquece somente a marca.

Ter ambição e lutar para conseguir objetivos, como fez o criador da Apple, é possível e saudável, faz parte do ser humano buscar o que deseja, dentro de determinados limites , respeitando pessoas. Esse mito faz pensar sobre as consequências desastrosas da ganância, em querer sempre mais a qualquer custo. O desejo muitas vezes vem acompanhado de sacrifícios, podemos escolher o preço que estamos dispostos a pagar por ele, vale a pena?

Dionísio (mitologia grega) ou Baco (mitologia romana) era considerado o deus do vinho, do teatro, das festas. Sileno era mestre de Dionísio ou Baco.